Whatsapp business: como usá-lo para vender mais? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Whatsapp business: como usá-lo para vender mais?

março 11, 2019
Whatsapp Business
Tempo de leitura 6 min

O Whatsapp Business foi lançado há um ano, mais precisamente em 25 de janeiro de 2018. Desde então, vem se consolidando como uma solução acessível de relacionamento com o cliente. Em especial para as micro e pequenas empresas, sempre com orçamentos enxutos e pouco pessoal, toda ferramenta gratuita é sempre muito bem-vinda.

No entanto, toda empresa pode se beneficiar deste aplicativo que, na versão pessoal, é um tremendo sucesso. Prestes a completar dez anos no Brasil, o app de conversação, que também é uma rede social, já ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos.

A seguir, conheça os recursos da versão desenvolvida para negócios e de que maneira ela vai te ajudar a ter resultados acima da média.

Perfil da empresa

Em tempos de geomarketing, nada melhor do que ter um canal de atendimento que facilite a tarefa de encontrar seu negócio. Nesse aspecto, de cara o Whatsapp Business se revela uma ótima escolha. No perfil, você deverá incluir:

  • logotipo;
  • horário de funcionamento;
  • endereço físico e do site;
  • descrição do negócio.

Lembre-se de preencher todas as informações no perfil da empresa. Este será o seu cartão de visitas, e certamente as pessoas que o procurarem buscarão orientações nessa espécie de ficha.

Considere, ainda, que o Whatsapp é um aplicativo mobile, ou seja, são grandes as chances de que pessoas o usem como apoio na hora de saber onde sua empresa está situada. Assim, quanto mais informação elas obtiverem em seu perfil, melhor.

Respostas automáticas

O atendimento rápido e personalizado é decisivo para elevar o ticket médio e, em consequência, o volume de vendas. No setor de serviços, por exemplo, é o relacionamento que vai determinar uma experiência boa ou ruim aos olhos do cliente.

Tem até uma pesquisa que comprova a importância da atenção ao consumidor em contatos online ou offline. Liderada pela Oracle, nela consta que 86% dos clientes pagariam mais por uma experiência melhor em suas relações com as marcas.

Nesse sentido, o Whatsapp Business é uma mão na roda para te ajudar a atender com eficiência e rapidez. Com o app, é possível criar mensagens automáticas para responder a dúvidas frequentes. Assim, você poupa tempo e esforço na hora de dar o feedback necessário às pessoas que fazem contato.

Para ter mais sucesso ainda, procure redigir respostas que sejam amigáveis e personalize-as, conforme o tipo de dúvida que venham a responder. Por exemplo, uma mensagem de boas vindas ou de despedida pedem personalização, enquanto uma resposta a uma reclamação fica melhor em tom mais impessoal.

Para criar as respostas, acesse “Ferramentas de mensagem”. Em seguida, para enviá-la, bastará apenas digitar o atalho salvo na conversa e a resposta já aparece na íntegra. Basta clicar em enviar e estará feito.

Segmentação de clientes

Tal como as melhores ferramentas de automação de email marketing, o Whatsapp também permite que você crie categorias de clientes. Dependendo de quão próximos eles estejam de fechar negócio, dá para classificá-los por meio de etiquetas personalizáveis.

Essas etiquetas são úteis na hora de saber há quanto tempo um possível cliente está se mostrando interessado em seus produtos ou serviços, por exemplo. Sabendo disso, uma compra pode ser estimulada, oferecendo descontos ou condições diferenciadas de pagamento.

Por outro lado, segmentar conforme as pessoas estejam mais ou menos perto do fechamento é sempre útil. Para isso, uma forma simples de identificar seus contatos é atribuir cores para cada etapa em que estejam no funil de conversão.

Ao criar essas categorias, você poderá desenvolver ações conforme o tipo de lead. Os que estiverem mais longe poderão ser estimulados com descontos. Já os que estiverem mais próximos podem receber um “empurrãozinho” com brindes. Use, ainda, a estratégia da indicação, em que cada cliente fechado rende para quem indicou bônus exclusivos.

Métricas de análise

Se você já utiliza email marketing em suas estratégias digitais, deve saber que, nesse formato, existem métricas que devem ser avaliadas periodicamente. Algumas delas são replicáveis no Whatsapp Business, e ajudam a orientar decisões de acordo com o que mostram. São elas:

  • taxa de abertura — quantas mensagens foram lidas;
  • mensagens enviadas — total de envios bem sucedidos;
  • mensagens entregues — quantas chegaram aos destinatários.

E o que você pode fazer com esses dados? Bom, uma alta taxa de mensagens lidas significa que o assunto em questão desperta o interesse das pessoas. Desta forma, se você sabe qual o tipo de mensagem foi mais visualizada, poderá explorar assuntos relacionados em futuros envios.

Vamos imaginar, nesse caso, que o envios contendo preços sejam os mais lidos. Sendo assim, você poderá mandar mensagens em massa para todos os seus contatos sempre que tiver uma promoção, afinal, já se sabe que eles querem mesmo é pagar barato.

Integração entre mídias

Gerenciar um negócio, independentemente do porte e infraestrutura, exige muito tempo, dedicação e esforço. Talvez pensando nisso, os desenvolvedores do Whatsapp Business — que por sinal, pertence ao Facebook — criaram uma ferramenta que funciona em um mesmo aparelho que tenha a versão pessoal instalada.

Para poder utilizar ambas as versões, você só precisará de um smartphone dual chip, já que cada conta será atribuída a um número.

Isso significa, além de mais privacidade para você, a chance de transmitir uma imagem ainda mais profissional. Outra possibilidade é a integração de seus blog posts com plugins que permitem o envio de conteúdo diretamente pelo Whatsapp.

Pela plataforma WordPress, é possível publicar artigos contendo um botão para envio pelo app de conversão mais usado do mundo. Assim, tal como já é feito em outras redes sociais, você também pode integrar mídias, incluindo o Whatsapp, nas publicações de sua página.

Lembre-se também de delegar a um profissional a tarefa de responder às pessoas diretamente. Embora permita a criação de respostas automáticas, a abordagem deve privilegiar sempre o atendimento personalizado. E não menos importante, quem responder deverá estar sempre atento para dar um retorno no menor tempo possível.

Use também o Whatsapp Business como plataforma para divulgação de conteúdos em sites e redes sociais. Confira a receptividade desses envios pelas métricas e ajuste a frequência, abordagem e temas conforme indicarem as taxas de abertura. Afinal, o que não se mede não se gerencia, certo?

Quer saber ainda mais sobre como fazer sucesso com marketing digital? Confira agora as diferenças entre os segmentos Mobile x Desktop!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up