Segredos do SEO: veja como fazer SEO na prática! - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog, Destaque da Semana

Segredos do SEO: veja como fazer SEO na prática!

janeiro 31, 2019
Tempo de leitura 6 min

Seu site está otimizado para figurar nas primeiras posições dos principais motores de busca da internet? Para responder essa pergunta, você precisa saber como fazer SEO, sigla para Search Engine Optimization. Embora sua base esteja no trabalho com palavras-chave de interesse, existem ainda outros elementos que influenciam a posição de um site nos resultados de busca, ou SERP.

Continue lendo para saber quais são esses elementos e de que forma eles vão te ajudar a ranquear melhor sempre que uma busca relacionada ao seu negócio for feita. Boa leitura!

Como fazer SEO na prática?

Para aprender como fazer SEO, é importante conceituar dois aspectos fundamentais em sua composição. Um deles é o fator relevância, determinado pela qualidade dos conteúdos publicados em seu site. O outro se relaciona com técnicas ligadas à programação.

Fique tranquilo, isso não significa que você precisa ser o novo Bill Gates ou ter conhecimentos avançados da extensa linguagem voltada à construção de sites. Na verdade, a parte do SEO ligada a aspectos como responsividade, uso de atributos nos códigos HTML ou construção de títulos serve mais como um sinalizador para os motores de busca.

Portanto, um site otimizado é aquele que pode ser facilmente indexado, ou seja, incluído na lista quilométrica de sites que aparecem sempre que uma busca é feita. Depois de indexado, a produção de conteúdo regular e estratégica vai determinar se seu site “pulará” para as primeiras posições.

Os critérios para indexar e ranquear um site são determinados por algoritmos dos motores de busca. Esses algoritmos funcionam como um manual de instruções para os robôs, que nada mais são do que os responsáveis por executar uma ação solicitada. Ou seja, quando você busca por “academia de ginástica centro do Rio” está enviando um comando, que será executado por esses robôs.

Eles, por sua vez, são orientados por algoritmos, que determinam o que deve e o que não deve aparecer com destaque. Assim, vai se formando uma hierarquia de sites, em que aparecem nas primeiras posições os que estiverem realmente otimizados.

Como trabalhar SEO on page?

A qualidade de um site é medida pelo atendimento a fatores elementares, ou seja, um conjunto de atributos necessários para ser bem avaliado. Todos eles compõem os chamados elementos on page, que, como o termo já diz, são os que estão contidos na própria página. São eles:

Palavras-chave

Toda otimização começa pelo emprego de palavras-chave relacionadas ao site. Se você tem um e-commerce de calçados, então os textos, descrições e conteúdos em seu site deverão conter termos como “tênis para corrida”, “calçados femininos” e outras conforme as demandas do seu público alvo.

Responsividade

Por melhor que seja seu trabalho com palavras-chave, não será possível chegar às melhores posições nos motores de busca se seu site não for responsivo. Esse é o atributo que determina o quanto uma página funciona bem, não importa em que dispositivo seja aberta.

Title Tag

Quando abrimos um site, aparece um nome no topo do navegador, certo? Essa é a title tag, que deve ser coerente e relevante o bastante para fazer seu site aparecer.

URL

Já o endereço da página, aquele que sempre vem depois de www. precisa ser construído levando em consideração as palavras-chave, localização do negócio e até a concorrência. Escolha um endereço que permita encontrar seu site sempre que uma pesquisa for feita, não deixando dúvidas em relação ao que será encontrado nele.

Imagens e vídeos

Os robôs do Google e de outros motores ainda não são capazes de interpretar imagens e conteúdos audiovisuais. Por isso, eles devem conter em seus respectivos códigos HTML elementos como “title” e “alt”, definidos também com palavras-chave.

Se a imagem usada em um blog post, por exemplo, tratar de “tênis para corrida” insira este termo na title e alt description. Em plugins como o SEO Yoast, para plataforma WordPress, você poderá configurá-los facilmente.

Meta description

Outro elemento on page que pode ser trabalhado pelo plugin SEO Yoast é a chamada meta description. Trata-se do pequeno texto que aparece embaixo do title tag da página, mostrado como resultado de uma busca.

Link building

Sempre que seus artigos apresentarem links que levem o leitor para outros em seu blog, sinaliza para os motores de busca que você produz conteúdo com frequência. Isso se chama link building interno, elemento de otimização que confere autoridade à sua página e ajuda a melhorar as posições nos resultados orgânicos, ou seja, não patrocinados.

E o SEO off page?

O link building pode e deve ser feito também externamente. Quando links em outros sites apontarem para seus conteúdos ou mesmo para a home de sua página, gera tráfego que é assimilado pelos motores de busca. Com o tempo, e desde que não resultem de práticas desonestas como black hat e flooding de palavras-chave, você ganha posições e destaque. Sites nos quais são publicadas palavras-chave em excesso, de maneira forçada e sem contextualização, em contrapartida, são punidos com o sumiço da busca ou perda de posições no SERP.

Para fazer um bom link building externo, procure estimular parcerias com outros sites, na forma de conteúdo patrocinado. Prefira portais de referência, como a Folha PE, dessa forma, você acelera o ranqueamento e antecipa a conquista de boas posições no Google.

Como produzir conteúdo relevante?

Cumpridos os requisitos para um bom SEO on page, será a vez de levar adiante a parte mais importante na otimização para motores de busca, a produção de conteúdo. Ambos estão relacionados, portanto, certifique-se de que todos os seus elementos internos cumprem com os requisitos para ranquear bem antes de publicar artigos, vídeos ou e-books.

Para produzir material de relevância, parta das palavras-chave encontradas com apoio de ferramentas como o Keywords Planner, do Google, Ubersuggest ou SEM Rush. São termos que levam as pessoas a encontrarem o que elas buscam na Web, e devem ser inseridos de forma natural em textos escritos.

Caso você não tenha conhecimento aprofundado o bastante, poderá contar com especialistas em produção de conteúdo para garantir maior repercussão de seus materiais. Como fazer SEO demanda estratégia e preparo, mais uma vez o apoio dos especialistas como os da Folha PE é altamente recomendado.

Gostou do artigo e quer continuar aprendendo? Saiba agora o que é branded content e como fazer na prática!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Roxanna fevereiro 10, 2019 at 8:16 am

    Hi there!

    I was told that you are using Yoggy’s Money Vault E-Mail Scraper. Would you recommend it? Is it good for gathering leads?

    I was given your site on an SEO forum.

    Cheers mate. Look forward to hearing from you as I want to buy the software.

  • Deixe um comentário

    Scroll Up