Saiba como montar um plano de marketing digital para o seu negócio - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Saiba como montar um plano de marketing digital para o seu negócio

novembro 29, 2018
Tempo de leitura 6 min

O plano de marketing digital é muito importante para que sua empresa não caminhe no escuro. Com ele, o negócio ganha capacidade de antecipar obstáculos, por meio de planejamento estratégico das ações a serem tomadas. Também por seu intermédio, tornam-se mais claros os objetivos, eventuais limitações e vantagens perante a concorrência, considerando a sua realidade.

Sempre válida, a comparação com uma viagem se aplica nessa parte dos negócios. Afinal, toda jornada, antes de começar, precisa ter o destino identificado, como será alcançado e o que fazer quando chegar lá, certo?

Avance na leitura, e incorpore o planejamento das ações de marketing na Web em suas rotinas!

Como fazer um plano de marketing digital?

A elaboração de um plano de marketing digital começa com a identificação dos recursos, limitações e vantagens que sua empresa tem. Significa, portanto, executar um diagnóstico preciso do seu negócio, definir objetivos e planejar as ações.

Veja com mais detalhes como fazer:

Diagnóstico do cenário

Além da metáfora da viagem, também podemos comparar a elaboração do plano de marketing digital ao que fazem os médicos. Antes de prescrever um tratamento, ou seja, indicar uma ação a ser tomada, eles primeiro diagnosticam a doença, investigando o histórico do paciente, seus hábitos e fatores de risco.

É nesse sentido que você deverá dar início ao seu planejamento voltado ao desenvolvimento do marketing digital. Como em um diagnóstico médico, caberá a você identificar:

  • os pontos fortes e fracos, seus e dos concorrentes (sites, redes sociais ou relacionamento com clientes);
  • qual ou quais seus diferenciais, o que o torna único;
  • público-alvo, ou seja, seus potenciais compradores;
  • tempo e orçamento disponíveis.

Repare que essa é uma etapa praticamente idêntica à elaboração de um plano de marketing “não digital”. Nesse caso, o que você precisará avaliar é o que você tem ou não tem à mão para dar início ou melhorar os resultados de ações de marketing pela internet.

Por exemplo, caso você identifique que não tem muito tempo e orçamento para montar um site estruturado, talvez seja mais indicado começar criando páginas nas redes sociais. Não há custos e você mesmo pode mantê-las abastecidas com conteúdo, desde que mantenha uma frequência de publicações.

Definição de metas

Sabendo onde está e os meios que tem à disposição, você pode passar para uma segunda etapa do plano, que é a definição de seus objetivos ou de uma meta, se for o caso.

Esta é a etapa em que você deverá ser o mais realista possível, a fim de estabelecer objetivos tangíveis e que possam ser acompanhados enquanto o plano se desenrola. Em termos de marketing digital, podemos citar como exemplos de metas a serem alcançadas:

  • criar um site e melhorar posições na busca do Google;
  • conquistar número X de acessos mensais no blog;
  • aumentar a base de leads, ou seja, de potenciais clientes;
  • aumentar as vendas (conversões) com base em um percentual.

Estipuladas as metas, será preciso medir os resultados. Isso deve ser feito utilizando ferramentas como o Google Analytics, que fornecem dados estratégicos e que permitem medir o quanto seus esforços estão gerando em audiência e receita.

Lembre-se de que o que não é medido não pode ser conhecido e o que não é conhecido não pode ser gerenciado!

Planejamento de ações

Perceba que, até agora, você se dedicou a fazer um raio-X do cenário em que seu negócio está inserido e a determinar que objetivos serão alcançados a partir do plano de marketing digital.

Nenhuma ação concreta foi determinada e por um bom motivo: você só poderá decidir por uma ação somente quando estiver amparado por dados e conhecer o terreno em que pisa.

Por isso, só na terceira parte do plano é que você deverá definir o que vai fazer para realizar suas metas, conforme as informações e recursos que tiver à mão. A grana está curta? Então investir em redes sociais pode ser a melhor solução.

Por outro lado, se sua empresa está madura o bastante, poderá estruturar uma equipe própria de marketing. Assim, será possível desenvolver ainda mais ações, como produção de conteúdo, e-mail marketing e até investir em conteúdo patrocinado.

Dicas para um bom plano de marketing digital

Outro ponto fundamental em seu planejamento é a compreensão de que marketing digital exige esforço constante. Não basta apenas planejar, delegar funções e aguardar sentado as coisas acontecerem. Sua participação ao longo do processo é que determinará o sucesso ou não do plano.

Perceba que marketing digital, da mesma forma que o marketing tradicional, é algo que só surte efeito ao longo do tempo. O imediatismo deve ser deixado de lado, para dar lugar a ações estruturadas para gerar resultados em médio e longo prazo. Confira algumas dessas ações a seguir.

Produção de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser considerado como a parte mais “nobre” do marketing pela internet.

De forma resumida, significa que você manterá um blog, informativo e sempre atualizado e que, com o tempo, fará seu site aparecer em posições melhores na busca orgânica do Google. Um site melhor posicionado é visto por mais pessoas, o que, em última análise, significa mais negócios e clientes atraídos.

Cronograma de ações

Se a sua opção é o conteúdo, então deverá determinar um cronograma de publicações. Com a ajuda do Google Analytics, identifique os horários e dias da semana em que as pessoas acessam seu blog com mais frequência e publique nesses dias.

Mantenha uma quantidade de publicações mensais consistente, com, no mínimo, 4 posts a cada 30 dias. Da mesma forma, reserve parte do orçamento para investir em anúncios, tanto nas redes sociais como na plataforma do Google, o Adwords. Inclua também em seu orçamento valores para investimento em conteúdo patrocinado, em veículos de comunicação como a Folha PE.

Monitoramento

Já destacamos a necessidade de monitorar as ações, mas não custa relembrar. Dedique uma parte do seu tempo a verificar os números fornecidos pelas suas ferramentas de mensuração e tome decisões a partir do que elas informarem.

Um bom plano de marketing digital certamente fará a diferença, seja para aumentar as vendas ou para gerar mais oportunidades de negócio. Entretanto, sua visão deverá ser ampla o bastante para dar continuidade ao que foi planejado e até modificar sua estratégia no percurso, afinal, toda viagem tem seus imprevistos!

Para ajudar em seu planejamento, que tal dar continuidade ao que você acabou de ler, acessando o artigo em que mostramos como mensurar os resultados em marketing digital? Vá em frente, conhecimento é poder!

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Responder Como criar conteúdo relevante para agregar valor ao seu negócio? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços janeiro 21, 2019 at 11:58 am

    […] Planejar o conteúdo do seu marketing digital, além de deixar sua autoridade com o Google melhor, vai organizar o seu trabalho e permitir mais tranquilidade e antecedência para escrever. […]

  • Responder Segredos do SEO: veja como fazer SEO na prática! - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços janeiro 31, 2019 at 10:00 am

    […] que aparecem sempre que uma busca é feita. Depois de indexado, a produção de conteúdo regular e estratégica vai determinar se seu site “pulará” para as primeiras […]

  • Responder Conheça os melhores espaços para anúncio publicitário e não perca dinheiro em 2019 - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços fevereiro 4, 2019 at 11:00 am

    […] o espaço ideal para anúncio publicitário requer planejamento. Assim, é de grande utilidade desenhar um modelo canvas para o seu negócio, assim como fazer […]

  • Responder Como usar a estratégia de microinfluenciadores digitais em 2019 - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços fevereiro 11, 2019 at 12:02 pm

    […] dica, portanto, é que você tenha uma estratégia bem pensada. Se gastar algum tempo com esse planejamento, você vai reaver rapidamente o valor investido, além de dar passos largos rumo ao reconhecimento […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up