Quer alavancar sua carreira em Marketing Digital? Descubra como neste post! - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Quer alavancar sua carreira em Marketing Digital? Descubra como neste post!

outubro 22, 2018
Tempo de leitura 6 min

Repare uma coisa: a maioria dos rankings que apontam para profissões do futuro ou que estão em crescimento destacam, no mínimo, uma possibilidade de carreira em Marketing Digital.

Isso não surpreende. Afinal, estamos no meio de um processo amplo e difuso, conhecido como transformação digital. Nesse contexto, toda profissão em que a tecnologia e a internet sejam a base de sustentação naturalmente fica em evidência.

Assim, o momento para abrir portas que levem a uma trajetória profissional de sucesso no Marketing é agora. As perspectivas, como você vai ver ao longo deste artigo, são as melhores possíveis. Prossiga na leitura e saiba mais!

Como desenvolver uma carreira em Marketing Digital? ​

Para desenvolver uma carreira em Marketing Digital, é preciso aliar pensamento analítico e criatividade. Por isso, é comum ver profissionais egressos das áreas de exatas que seguem carreira junto aos graduados em Comunicação e Marketing.

Na verdade, a área de formação em si não é o critério mais importante, embora tenha relação com o que se espera para a carreira.

Por isso, existem administradores, jornalistas e até médicos e advogados que acabam migrando para o Marketing, em função das oportunidades ou para gerar resultados em suas áreas de atuação.

Com o tempo, a tendência é para a especialização no segmento digital, disparado o que mais cresce, com inúmeras vertentes a serem exploradas. Parece promissor? Então veja o que você pode fazer para começar uma trajetória bem-sucedida:

Capacitar-se em cursos ou na graduação

Diferentemente de outras carreiras, que exigem o diploma universitário para que possam ser exercidas, no Marketing Digital o leque de opções é muito mais amplo.

A graduação em Marketing continua sendo a alternativa mais segura para começar e dar prosseguimento na carreira. Entretanto, como vimos, é normal graduar-se em outras cadeiras e trabalhar na área posteriormente.

Para quem tem o propósito de seguir carreira, o ideal é que comece fazendo cursos que o credenciam a trabalhar no ramo digital. Uma pós-graduação é bem-vinda, no entanto, há cursos livres no mercado que podem servir como “cartão de visitas”. Alguns dos principais são:

Como se pode perceber, além dos cursos pagos, existem opções gratuitas, ideais para quem está começando e não quer se arriscar a gastar dinheiro sem antes ter contato com o universo do Marketing Digital. Afinal, embora seja uma área promissora, não se pode jamais ignorar que nem todos apresentam aptidão ou motivação para seguir em frente, certo?

Conhecer as ferramentas necessárias

Não se pode imaginar um profissional do ramo automotivo que não saiba manusear ou que nunca tenha tido contato com uma chave Philips. Da mesma forma, a carreira em Marketing Digital demanda a utilização de ferramentas que permitam alcançar os objetivos propostos.

Se na profissão de mecânico o sucesso é medido pela quantidade de veículos reparados ou melhorados, em Marketing Digital os indicadores de boa performance são bem mais sortidos.

Por isso, você deverá concentrar-se em aprender a usar as principais ferramentas que medem o sucesso nas ações digitais em marketing pela internet. Google Analytics, SEM Rush, SEO Moz e muitas outras são algumas das “companheiras inseparáveis” que você deverá ter ao trabalhar no ramo.

Descobrir se tem o perfil para a profissão

Falamos de passagem que, sem o perfil adequado, não adianta a carreira ser promissora, que ninguém segue adiante. No Marketing Digital não é diferente, até porque, como já destacamos, trata-se de uma profissão em que você deverá conjugar habilidades relacionadas às áreas de exatas e de humanas.

Um teste vocacional pode ser a melhor forma de saber se, pelo menos, você está no caminho certo para entrar na profissão que mais se ajusta ao seu perfil. Embora possa ser feito online, o mais seguro é que seja aplicado por um especialista, em geral um Psicólogo dedicado à orientação vocacional.

Focar em uma área específica

Uma das características mais atraentes da carreira em Marketing Digital é a variedade de especialidades que podem ser desenvolvidas. De forma bastante resumida, algumas delas são:

Profissional SEO

O especialista em SEO saberá como fazer para que um site consiga as melhores posições no Google e nos demais motores de busca da internet. Com posições de destaque, é possível atrair o público certo, conforme as metas que sejam traçadas.

Redes Sociais (Social Media)

A dinâmica em redes sociais é consideravelmente diversa da que se percebe em sites e outras plataformas digitais. Não apenas nesse aspecto, mas entre as próprias redes, existem particularidades que demandam especialização. Afinal, o que funciona no Instagram pode não dar certo no Facebook, e por aí vai.

Redator Web

Embora um Redator deva conhecer de SEO, o seu foco é totalmente voltado para a produção de conteúdo textual. Por isso, não é difícil encontrar pessoas formadas em Jornalismo, Publicidade e Letras prestando serviços como Redator.

Contar com parcerias de credibilidade

No segmento de marketing digital, o trabalho em equipe é a base para o sucesso. Não se pode imaginar que é possível avançar na carreira sozinho, por isso, escolher parcerias que tenham credibilidade é essencial.

Assim fazem as marcas que utilizam o marketing de conteúdo em mídia contextualizada. Elas aliam o seu conhecimento em um campo específico ao grande poder de comunicar que esse tipo de mídia proporciona.

É isso que acontece, por exemplo, quando sua empresa se alia a veículos como a Folha PE em ações de conteúdo patrocinado. A credibilidade de quem está no mercado editorial há 20 anos passa a estar a serviço de seu negócio, informando e entretendo com a maior responsabilidade.

Ter sede de conhecimento

A disposição permanente em continuar aprendendo é outro requisito a ser observado por quem pensa em trabalhar no ramo digital.

Considere que o profissional de Marketing é aquele responsável por melhorar os resultados comerciais, ou seja: empresas de diversos segmentos vão procurar por seus serviços precisando vender mais ou ampliar o alcance do seu público.

Isso significa, por exemplo, ter que atender de escolas a indústrias; de empresas de logística a instituições financeiras; de artistas a lojas do varejo e atacado. A gama se estende indefinidamente, portanto, a exigência por aperfeiçoamento constante é muito alta.

Por outro lado, você estará em um meio em que a rotina é não ter rotina. Diariamente seus desafios serão renovados, o que pode ser tremendamente motivador, se o seu perfil se ajustar a essa característica.

Outro aspecto importante a ser trabalhado é a autodisciplina, a capacidade de se organizar. Saber trabalhar com planilhas ajuda muito, até porque elas fazem parte das ferramentas de trabalho indispensáveis nas atividades do ramo.

Não menos importante, é preciso saber esperar o retorno no tempo certo. Afinal, uma carreira em Marketing Digital, como qualquer outra, leva tempo para se consolidar. Se você tiver a resiliência necessária para atravessar a fase mais difícil, com certeza colherá bons frutos no futuro.

Para estimular a sua sede por saber, assine nossa newsletter e tenha acesso ao melhor conteúdo digital, com a comodidade de receber tudo em sua caixa de entrada. Esteja sempre atualizado!

Você também pode gostar

Scroll Up