O que é SEO Local? Veja como trazer seu negócio local para a internet - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

O que é SEO Local? Veja como trazer seu negócio local para a internet

novembro 27, 2018
Tempo de leitura 6 min

SEO local é a vertente da chamada Search Engine Optimization, voltada para buscas no Google realizadas regionalmente. Pode-se dizer que sua diferença, em relação à otimização tradicional, é funcionar como uma “lupa” mais apurada.

Portanto, empresas que sabem explorá-la bem saem na frente das concorrentes que não o fazem. Trata-se de aplicar às estratégias de marketing digital e de conteúdo técnicas que permitam às pessoas encontrarem seu negócio na hora certa mas, principalmente, no local certo.

Continue lendo para saber como funciona, suas vantagens e como planejar e executar uma estratégia de sucesso!

Razões para investir em SEO local

A Inteligência Rock Content compilou algumas estatísticas que confirmam o poder de atração de clientes que só o SEO local é capaz de proporcionar:

  • 28% das buscas por produtos ou serviços considerando a área mais próxima resultam em uma compra;
  • 50% das pessoas que fazem uma pesquisa local por dispositivo móvel visitam a loja física em, no máximo, um dia;
  • 30% das buscas feitas em celulares e tablets são, necessariamente, uma pesquisa de localização.

Os números evidenciam a força da otimização para motores de busca voltada para negócios locais, entretanto, as vantagens não param por aí. Veja o que sua empresa pode conquistar, caso explore corretamente uma estratégia baseada em buscas locais:

Mais clientes atraídos

Um dos obstáculos que podem fazer com que empresas locais deixem de explorar o marketing de conteúdo é justamente imaginar que, no Google, seu negócio local não será notado.

Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário. A evolução nos algoritmos do maior motor de busca já conhecido privilegia justamente as soluções locais. O Google já sabe que, quando uma busca mobile é feita, por padrão, espera-se encontrar respostas que estejam a poucos metros de distância.

Assim sendo, ao contrário do que se possa imaginar, empresas que atuam regionalmente têm vantagem na busca do Google, pelo menos quando se trata de buscas em celulares.

Relevância digital

Cada vez mais ligado ao posicionamento das pessoas quando elas buscam por algo, o Google destaca ainda mais nos resultados das buscas (SERP), empresas que sabem se mostrar.

Isso significa explorar bem as diversas formas de produzir e publicar conteúdo relevante, para que as posições na busca orgânica sejam cada vez melhores. Afinal, uma coisa é aparecer na primeira página dos resultados, outra é figurar em uma distante — e irrelevante — página dez, concorda?

Como explorar estratégias com base em buscas locais

Destacamos logo no início que o SEO local apresenta diferenças em relação à otimização “tradicional”. Portanto, uma estratégia bem sucedida vai depender de como você utiliza as ferramentas, estratégias e recursos disponíveis, de maneira a tornar sua empresa rastreável na sua região.

Veja como fazer:

Inclusão de NET

A sigla NET serve para designar a tríade mais importante para que uma empresa seja encontrada na busca do Google: nome, endereço e telefone.

Esse é um aspecto elementar e que não pode, de forma alguma, ser negligenciado. Embora os algoritmos sejam até certo ponto intuitivos, certamente eles não poderão adivinhar onde seu negócio está localizado.

Por isso, em seu site, inclua em todas as páginas, como informação de rodapé, seus dados NET. Dessa forma, fica garantida a detecção e posterior ranqueamento pelos robôs do Google, tornando-o localizável para as pessoas.

Uso de keywords locais

Vamos supor que você é proprietário de uma autoescola, no centro da sua cidade. Se em seus conteúdos você utilizar apenas esse termo, vai aparecer em meio a estabelecimentos de outras regiões, portanto, aparecerá menos em sua região.

Portanto, uma forma de explorar o SEO local é incluir palavras chave que remetam à região onde você atua em seus conteúdos textuais. Assim sendo, em vez de usar apenas “autoescola” prefira sempre “autoescola no centro”. Isso vale, inclusive, para suas redes sociais.

Use termos escolhidos com esse mesmo critério em títulos nas páginas do seu site, e elementos alt e title das imagens que ilustrarem suas publicações.

Google Meu Negócio

Feito sob medida para negócios locais, a solução Google Meu Negócio é outro elemento que não pode faltar para empresas que desejam ser vistas regionalmente pela Web.

Em resumo, trata-se de uma plataforma simplificada para montagem de um site básico, que pode ser utilizada sem sustos até por pessoas leigas. Mesmo que você jamais tenha montado um site em sua vida, não terá dificuldades em lidar com a sua interface.

Contudo, é necessário preencher todos os campos existentes, para que a geolocalização seja possível. São eles:

  • descrição;
  • categoria;
  • NET;
  • avaliações;
  • fotos.

Preencha corretamente a ficha no Google Business

Embora possa parecer a mesma coisa, o Google Business não é o mesmo que o Google Meu Negócio, embora exista o entrelaçamento de algumas informações.

Trata-se, na verdade, de uma espécie de ficha de sua empresa no motor de busca. Nela, constam as informações NET que a vinculam a uma localização no Google Maps, exibida junto aos resultados sempre que se pesquisa por negócios locais relacionados.

Portanto, se seu negócio ainda não tem dados configurados nesta plataforma, inclua-os sem demora!

Invista em conteúdo patrocinado

Embora os negócios locais sejam mais diretamente beneficiados pelas buscas mobile, existem outras estratégias igualmente eficazes.

Uma delas, por exemplo, é investir em conteúdo patrocinado ou mídia direta.

Nesse caso, a estratégia consiste em seguir por uma outra via. Em vez de dizer ao Google que seu negócio é relevante em sua região, você informar para os algoritmos que seu site é também autoridade no assunto.

Isso é possível porque você estará associando sua marca a de veículos midiáticos que já contam com grande prestígio, e acabam alavancando sua empresa na busca orgânica.

Afinal, uma coisa é aparecer para pessoas que buscam “autoescola no centro”. Outra é aparecer também nas primeiras posições para esse termo, independentemente de onde a pesquisa seja feita. Percebe a diferença?

Para isso, publicar conteúdo patrocinado em portais de peso como a Folha PE representa um tremendo salto de qualidade em suas ações de marketing digital. Inclua essa modalidade no seu planejamento de SEO local e turbine ainda mais seus resultados!

Ficou interessado e quer saber mais? Fale com a gente, temos soluções pensadas para empresas como a sua, que querem crescer e conquistar credibilidade!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up