Mobile x desktop: como sua empresa pode crescer com o aumento da internet móvel? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog, Destaque da Semana

Mobile x desktop: como sua empresa pode crescer com o aumento da internet móvel?

janeiro 25, 2019
Tempo de leitura 6 min

Já foi o tempo em que a presença na Web era pensada tendo em vista o uso em PCs. A disputa Mobile x desktop, hoje, já está bastante desigual, com destaque para a ascensão dos dispositivos móveis.

As estatísticas comprovam essa escalada. Uma pesquisa do IBGE, revela que 94,6% dos brasileiros utilizam smartphones para acessar a internet. Segundo o levantamento, foi apurado que 77,1% das pessoas entrevistas, pelo menos, um celular. Os números são de 2016.

Diante do expressivo crescimento, não dá para desperdiçar o potencial gigantesco de geração de negócios via marketing digital, voltada para o segmento mobile. Avance na leitura para saber como fazer e as suas principais vantagens!

Implementando estratégias de marketing digital

Para ganhar posições de destaque na busca orgânica do Google, um site precisa ser, antes de tudo, responsivo. Significa que suas funções, layout e usabilidade não sofrem prejuízo, não importa o dispositivo em que for aberto.

Tendo esse atributo, você poderá explorar as diversas estratégias de marketing digital, com foco no consumidor mobile. Também conhecido pelo termo cliente omnichannel, ele tem como principal característica a grande desenvoltura com que navega em diferentes plataformas.

Sempre atento, o omnishopper também utiliza de forma intensiva meios de comunicação offline. É o caso das pessoas que pesquisam por um produto ou serviço na internet e fazem contato telefônico diretamente com a loja para saber mais. Em seguida, concluem a jornada de compra, visitando o estabelecimento para aquisição presencialmente.

Considerando o perfil cada vez mais exigente do consumidor, não se pode descuidar da parte do marketing mobile, concorda? Nesse aspecto, desenvolva estratégias de produção de conteúdo relevante, explorando palavras chave de interesse que façam seu negócio se destacar nas primeiras posições.

Desenvolvendo aplicativos exclusivos

A navegação por dispositivos móveis traz consigo uma oportunidade até então pouco aproveitada no desktop, o download de aplicativos. Nesse aspecto, o Brasil também é um mercado em expansão, portanto, de projeção mundial. Somos o segundo país em número de downloads, com mais de 40 apps utilizados mensalmente por usuário. A revelação é da empresa Spotlight on Consumer App Usage, divulgada no site da revista Exame.

O maior diferencial do aplicativo, na perspectiva do cliente, é a possibilidade de uma experiência muito mais rica de navegação. Basta lembrar que um app dispensa a abertura do navegador e a digitação do endereço Web para acessar conteúdos e serviços. É mais praticidade para o usuário e, para sua empresa, mais oportunidades de negócios.

Algumas estratégias de marketing que são potencializadas por aplicativos mobile são:

  • uso do app como cartão fidelidade;
  • divulgação de novidades e lançamentos por notificações;
  • envio de ofertas, cupons de desconto e promoções;
  • fortalecimento da sua marca.

Em relação ao último item, perceba que o simples fato de ter um app instalado gera, por si só, mídia espontânea. Cada acesso ao smartphone representa a exposição do ícone da sua empresa, ou seja, é quase como se cada aparelho fosse um “outdoor” ambulante.

Utilizando como plataforma de atendimento

O cliente omnichannel valoriza muito um componente essencial no marketing, o atendimento. No mobile, cada aplicativo e site projetado para receber mensagens é um diferencial, tendo em vista o alto nível de exigência desse perfil de consumidor.

O atendimento multicanal, portanto, é indispensável para garantir não apenas a satisfação do cliente, como a retenção e a fidelização.

Se nos sites para desktop são os robôs o principal recurso tecnológico para atendimento automatizado, no mobile essa função cabe aos aplicativos. Na falta de um app exclusivo, sua empresa pode utilizar os que já estão disponíveis gratuitamente, como o Whatsapp Business ou o Facebook Messenger.

Vale destacar que, no caso da versão do app de conversação mais baixado do mundo, a versão business é recomendável para empresas em virtude de seus recursos extras. Estatísticas, dados de navegação e personalização de perfil são alguns dos elementos que fazem do app a melhor alternativa para aprimorar o atendimento mobile.

Se sua opção for pelo aplicativo de mensagens do Facebook, você poderá aproveitar, desde que tenha o consentimento de seus contatos, o recurso da geolocalização. Isso porque o Messenger permite que se saiba a localização das pessoas em tempo real. Para empresas, representa mais oportunidades de aproximação e, consequentemente, de geração de negócios.

Reduzindo custos com SAC

Disponibilizar o tradicional Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) demanda custos que podem se tornar elevados ou inviáveis. Nesse sentido, sua empresa precisará investir em centrais de atendimento telefônico e toda a infraestrutura e mão de obra necessária.

Contudo, você já sabe que o cliente omnichannel não abre mão de todos os meios de comunicação que tiver à disposição, inclusive os offline, certo? Sendo assim, a utilização de apps para mobile representa uma forma mais barata de se investir em atendimento ao consumidor.

Portanto, sua empresa continuará a ter um SAC disponível, mas a um custo menor. Isso porque é possível terceirizar esse tipo de serviço, por meio do trabalho remoto e do conceito Bring Your Own Device ou, traga seu próprio dispositivo (BYOD).

Nesse último caso, perceba que você poupará o elevadíssimo custo representado pela aquisição de smartphones. Por outro lado, ganha substancialmente em mobilidade e agilidade, já que o atendimento pode ser realizado em qualquer local e horário.

Potencializando o alcance de conteúdo patrocinado

Uma pesquisa da consultoria Nielsen revelou um dado importante para as empresas que já usam o marketing de conteúdo como principal estratégia digital. Divulgada no Observatório da Imprensa, nela consta que metade dos usuários de redes sociais gastam seu tempo de navegação lendo notícias.

Esta é uma informação relevante, uma vez que fica evidente o potencial de conteúdo patrocinado como formato gerador de negócios. Nesta modalidade de marketing, sua empresa atrai clientes aliando o melhor dos anúncios e do conteúdo de interesse.

Por meio de conteúdo contextualizado em sites de alta credibilidade, sua marca ganha em visibilidade e reputação. Tratam-se de valores intangíveis fundamentais e que só são conquistados em longo prazo. Em compensação, o retorno gerado tende a se perpetuar indefinidamente. Tanto no mobile quanto no desktop, sua empresa só tem a ganhar.

Então, ficou interessado e quer saber ainda mais sobre estratégias com alto potencial? Veja agora como levar seu negócio para a internet por meio do SEO local!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Micromomentos: como usar a tendência do Google em estratégia de mídia online? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços março 15, 2019 at 3:00 pm

    […] aspecto, sites com responsividade são aqueles que estão otimizados para abertura rápida em dispositivos móveis. Para aferir isso, o maior motor de busca de mundo tem uma ferramenta de testes […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up