Como ter mais eficiência nos investimentos em mídia digital? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Como ter mais eficiência nos investimentos em mídia digital?

abril 1, 2019
Tempo de leitura 5 min

Seus investimentos em mídia digital parecem não surtir o efeito esperado? Pode ser que você esteja falhando em um dos pontos mais importantes para identificar sua validade: a análise do ROI, ou Retorno sobre Investimento, em português claro.

Na verdade, o ROI não é apenas um tipo de cálculo que você deva fazer no fim do mês para saber se mantém ou não aquele orçamento em mídia paga. Um dos aspectos mais importantes em sua aplicação sistemática é permitir que outros critérios e métricas sejam incorporados.

É como se o cálculo frequente do retorno de seus investimentos abrisse portas para insights e outras formas de gerir suas estratégias e ações de marketing digital. Ou seja, quando você se habitua a medir o sucesso de campanhas ou da publicação de conteúdo, desenvolve o olhar para outros métodos.

Para encurtar o seu caminho, os principais deles serão destacados a partir de agora. Não deixe de ler se a sua intenção é ter resultados melhores em seus esforços de marketing pela Web!

Traçar objetivos bem estabelecidos

Já vai longe o tempo em que marketing bom era o que tornava sua empresa conhecida nacionalmente. Não que isso seja ruim, afinal, ter uma marca reconhecida é sempre positivo. A questão é que, hoje, o desafio não é mais ganhar projeção, mas mandar a mensagem certa para as pessoas certas.

Sendo assim, não dá para esperar que seus investimentos em mídia digital sejam pautados em ideias ou estimativas sobre o retorno gerado. Quando se trata de marketing pela internet, ter objetivos específicos e quantificáveis é determinante.

Quando sua empresa investe em uma mídia offline como outdoor, por exemplo, tem como objetivo ser vista por um público que será sempre estimado, certo? Panorama diferente acontece quando você publica um artigo ou promove um anúncio. Nesse tipo de ação, é preciso saber exatamente o que se quer, para quem falar e como transmitir a mensagem.

Segmentar o público

A necessidade por definir objetivos claros e muito específicos leva à segmentação do público, processo indispensável e sem o qual nenhuma meta poderá se realizar. Antes de publicar em um blog ou postar em suas mídias sociais, você deverá saber exatamente quem é a pessoa que será impactada e produzir conteúdo para solucionar suas dores.

Usar o termo no singular, a propósito, não é erro de concordância. Em mídia digital, todo material que tenha como objetivo promover uma marca ou atrair clientes deve ser elaborado com base em uma persona. Este é um perfil de cliente ideal para sua empresa, formado com base em uma profunda análise dos seus clientes reais.

A persona é, hoje, a última palavra em segmentação de público. Por isso, há até quem considere ultrapassado o conceito de público-alvo, já que ele não contempla segmentos de clientes muito distintos.

Existem até ferramentas online e gratuitas para ajudar a segmentar o público a partir de uma persona. Entre as mais utilizadas, temos:

  • Fantástico Gerador de Personas;
  • Crie sua Persona;
  • Gerador de personas Rock Content;
  • Super Persona.

Gerir os leads

Segundo uma pesquisa da plataforma de fidelização Points, 66% dos consumidores consideram importante ganhar milhas em programas de fidelidade. Veja, ainda, uma outra pesquisa, do Seotribunal. Nela, foi apurado que 80% das pessoas ignoram os resultados pagos quando fazem uma busca no Google.

Estas duas pesquisas permitem concluir que é melhor investir em fidelizar pessoas que já foram atraídas do que captar novos clientes. Em primeiro lugar, porque o esforço de convencimento é muito menor quando você dialoga com quem já tem algum conhecimento de seus produtos ou serviços.

E, não menos importante, no marketing digital a eficiência se mede também pela forma como cada empresa gerencia seus leads. Ou seja, vale mais saber o que fazer depois de atrair as pessoas, em vez de buscar vendas imediatas e sem induzi-las à reflexão.

Para isso, sua empresa deverá adotar ferramentas que permitam classificar seus leads conforme o estágio de cada um no funil de conversão. Em outras palavras, todos os que forem atraídos via blog ou redes sociais deverão ser classificados em função do grau de amadurecimento para compra.

Assim, leads mais “frios” demandam uma abordagem distinta da que você usar para os mais “quentes”. Portanto, é a iminência ou não da conversão que determina as ações a serem tomadas.

Definir os canais de comunicação

Antes de captar e fidelizar, é fundamental conhecer que tipo de mídia será eficaz ao longo do processo de gestão de leads. É fato que redes sociais têm um peso maior para negócios locais, enquanto sites e blogs são mais efetivos para segmentos mais abrangentes, embora isso esteja em acelerada transformação.

De qualquer forma, cada nicho pede um canal de comunicação apropriado. Se sua empresa presta serviços que demandam presença, então é provável que uma fanpage no Facebook ou página no Instagram funcione melhor do que um blog. Por outro lado, se você tem um ecommerce ou presta serviços remotamente, então publicar artigos é altamente indicado.

Explorar portais de notícia locais

O conteúdo patrocinado é uma das tendências em marketing digital para 2019 por diversos motivos. O principal deles é que, hoje, a concorrência por palavras-chave com potencial de venda é muito alto, assim, uma estratégia de SEO pode demorar até surtir efeito.

Portanto, e dependendo do segmento, publicar artigos em portais de audiência qualificada e numerosa é a solução para antecipar resultados e sair na frente dos concorrentes. É o que você pode fazer, por exemplo, ao divulgar sua marca em conteúdo patrocinado na Folha PE.

Esse tipo de conteúdo alia o alto impacto dos anúncios pagos com a credibilidade dos resultados de buscas orgânicas.

Essa combinação faz com que seu blog ganhe posições mais depressa do que o usual, em função da maior autoridade que o seu site pode ter para os motores de busca.

Seja qual for a sua estratégia ou mídia digital escolhida, não deixe de avaliar os resultados com base em métricas consistentes e não nas de vaidade. Ganhar likes é muito bom, mas fechar negócio é ainda melhor!

Se você também pensa assim, fale conosco. Nós vamos te ajudar a crescer e aparecer ainda mais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up