Como fazer marketing no carnaval de Recife? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog, Destaque da Semana

Como fazer marketing no carnaval de Recife?

janeiro 28, 2019
Tempo de leitura 6 min

Fazer marketing no carnaval já representa, por si só, uma oportunidade ímpar de ganhar projeção e gerar mais negócios. A euforia das pessoas, a maior disposição em consumir e o clima festivo como um todo torna o público muito mais receptivo às mensagens.

Imagine se todas essas vantagens fossem multiplicadas por 1,6 milhão? Pois é esse o número de foliões registrados no último carnaval de rua do Recife. Recorde histórico e que, em 2019, pode ser novamente quebrado.

Sendo assim, é fundamental que sua marca saiba explorar essa chance única e aproveitar o melhor que o carnaval da capital de Pernambuco tem a oferecer.

Continue lendo para saber ainda mais!

Como fazer marketing no carnaval de Recife?

Para ter sucesso em ações de marketing no carnaval de Recife, você precisará de uma estratégia que dialogue com o público local. Imagens, vocabulário, expressões e temas deverão ser pensados para atender as pessoas no contexto da Veneza Brasileira.

Considerando essa importante premissa, veja de que forma impactar as pessoas na cidade que se orgulha de acolher o maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada e blocos como o Imprensa que Vai, há mais de 10 anos animando os foliões em Recife.

Marketing local

Cada vez mais em alta, o geomarketing, como é conhecida a vertente digital do marketing por localidade, está diretamente ligado às ações voltadas para o consumidor mobile. No carnaval recifense, sua empresa poderá explorar estratégias voltadas ao reconhecimento de marca, na forma de prestação de serviços.

Na parte offline, considere a distribuição de materiais educativos ou utensílios como forma de se aproximar das pessoas. Abanadores, squeezes ou mesmo acessórios carnavalescos são válidos. Neles, sua marca poderá ser impressa, aumentando sua visibilidade durante as festas de momo.

Já nas ações online, a criação de campanhas pelo Facebook é uma das melhores opções. Pela ferramenta de criação de anúncios restritos a um raio de alcance específico, é possível impactar as pessoas certas. Da mesma forma que no offline, mantenha uma linha de prestação de serviços/educativa.

Em alternativa, crie anúncios que sejam divertidos e inspirem o folião, aumentando o potencial de engajamento. Dê preferência aos vídeos, em função do seu maior poder de fogo para entreter.

Segmentação

Embora o carnaval de Recife seja reconhecidamente democrático, o ideal é que suas ações de marketing sejam orientadas por segmentos. Pense na possibilidade de que, após as festas, você terá um novo público a ser atendido, formado pelas pessoas impactadas no carnaval.

Portanto, se suas campanhas não forem direcionadas com clareza, todo o esforço ficará restrito aos dias de folia. Seria um desperdício, não acha?

Desta forma, procure por dados demográficos que justifiquem o foco em um determinado público alvo. Você pode se pautar, por exemplo, pelos números do último censo do IBGE, em que foi apurada a predominância feminina na população local, que totaliza cerca de 54%. Também pode se orientar pelos dados que o próprio Facebook fornece, na seção “Insights”. Isso, claro, considerando que sua empresa tenha uma fanpage.

Promoções especiais

No carnaval, questões como saúde e mobilidade urbana ganham destaque especial. Dependendo do segmento em que sua empresa atua, o carnaval gera ótimas oportunidades para fazer promoções ligadas a esses temas.

É o que fazem diversas marcas de preservativos e aplicativos de transporte particular. Elas aproveitam o embalo da festa e dão o seu recado, por meio de promoções e até distribuição de brindes e amostras grátis.

Com um pouco de criatividade, é possível até mesmo aproveitar o público avesso ao carnaval, como fazem todo ano os shoppings em Fortaleza, capital do Ceará. Com ingressos de cinema vendidos a preços incrivelmente baratos, mesmo no carnaval, formam-se longas filas para ver os filmes.

Outra possibilidade a ser explorada no carnaval é o remarketing. Formato essencialmente digital, em portais como a Folha PE, sua empresa pode aproveitar seu elevado potencial de retorno. Seus banners, por exemplo, poderão ser exibidos para uma audiência já qualificada, com a vantagem da maior receptividade esperada no período carnavalesco.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento não poderia ficar de fora de ações de marketing no carnaval de Recife. A diferença é que, neste formato, em geral é o cliente quem dá as cartas, sempre que fizer contato com sua empresa pelos seus canais regulares de atendimento. Claro que nada impede que você tome a iniciativa, como fazem as empresas que mandam felicitações em datas comemorativas ou pesquisas de pós-venda.

No carnaval, esse tipo de ação ganha ainda mais relevância, em virtude da própria descontração que o período traz consigo. Sendo assim, aproveite para aproximar-se ainda mais dos seus clientes já conhecidos e cadastrados em seu banco de dados. Mande e-mails lembrando da importância do uso de preservativos, de não beber e dirigir e tudo que possa colaborar para aproximá-lo de sua marca.

E se a sua decisão for investir em um portal de grande credibilidade, como a Folha PE, saiba que todas as suas ações serão multiplicadas em mídias online e offline. TV, mídia  impressa, podcasts e influenciadores digitais locais são algumas das possibilidades para engajar e se relacionar com o público que curte o carnaval em uma das maiores metrópoles do Nordeste brasileiro.

Conteúdo patrocinado

Outra possibilidade de engajar ainda mais as pessoas no carnaval é por meio da publicação de conteúdo patrocinado. Trata-se de um formato em que sua marca é fortalecida indiretamente, ao assinar artigos ou vídeos que tratem de assuntos relevantes. Não por acaso, uma parte expressiva desse tipo de conteúdo é institucional.

Nas festas de momo, eles são o formato perfeito para mostrar que sua empresa está atenta às demandas do seu público. Assim fazem as já citadas marcas de preservativos, que intensificam esforços em campanhas educativas e de conscientização.

E se a produção de conteúdo é um desafio para sua empresa, porque não contar com os especialistas da Folha PE para orientá-lo? Afinal, são anos de experiência na produção de conteúdo informativo, aproveitadas em benefício dos seus clientes e da sua marca.

Como se vê, fazer marketing no carnaval de Recife é uma excelente escolha, graças às inúmeras possibilidades e o grande retorno gerado. Não deixe passar essa chance de aparecer bem no maior carnaval de rua do mundo.

Entre em contato conosco agora mesmo, temos um time de especialistas prontos para atender você e ajudar no que precisar!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up