Conheça os melhores espaços para anúncio publicitário e não perca dinheiro em 2019 - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog, Destaque da Semana

Conheça os melhores espaços para anúncio publicitário e não perca dinheiro em 2019

fevereiro 4, 2019
Tempo de leitura 5 min

O movimento de Transformação Digital vem provocando mudanças significativas na forma das pessoas se relacionarem com as marcas. O anúncio publicitário, sob esse aspecto, também deve se ajustar a um estilo de vida que privilegia a agilidade e a praticidade.

Não por acaso, o mobile marketing vem ganhando cada vez mais espaço. O m-commerce, como já é conhecido o comércio via dispositivos móveis, representou, em 2018, 35% dos pagamentos feitos online. Os dados são da mais recente pesquisa do IBGE, publicada no portal Ecommerce Brasil.

E na sua empresa, já foram mapeados os espaços virtuais em que serão divulgados produtos ou serviços ao longo do ano? Veja a seguir quais são e de que forma você poderá explorar cada um deles!

Quais são os melhores espaços para anúncio publicitário?

Definir o espaço ideal para anúncio publicitário requer planejamento. Assim, é de grande utilidade desenhar um modelo canvas para o seu negócio, assim como fazer análise SWOT. Assim, será mais fácil identificar oportunidades e nichos de mercado.

Basicamente um modelo canvas representa graficamente o seu modelo de negócio. Nele, estarão respondidas quatro questões elementares, ou seja, o que você vende, para quem, como e quanto custa.

Já a análise SWOT serve para identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Os dois primeiros estão ligados a aspectos internos e os dois últimos itens ao contexto externo, inclusive a concorrência.

Com todas essas informações em mãos, você poderá explorar com mais acerto os diversos espaços online à disposição, com destaque para:

Instagram

A publicidade via Instagram já é apontada como o grande filão a ser aproveitado em 2019, segundo analistas da consultoria Jefferies, dos Estados Unidos. As estimativas apontam para aumento de 60% nas receitas geradas pela rede social que, em 2012, foi comprada pela holding controlada por Mark Zuckerberg, o criador e CEO do Facebook.

Em 2018, a rede social baseada no compartilhamento de imagens e vídeos curtos atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. A título de comparação, a rede que concorre com o Instagram, o Snapchat, ainda luta para chegar aos 200 milhões de usuários.

A vantagem de pertencer ao Facebook é a praticidade na hora de criar e veicular campanhas. Por meio de apenas uma plataforma, o Gerenciador de Anúncios do Facebook, você poderá orçar, criar e gerenciar anúncios em ambas as redes.

Linkedin

Você pode até não simpatizar muito com o Linkedin, rede social criada em 2002 para reunir perfis profissionais. Desde então, vimos surgirem e desaparecerem redes sociais como o Orkut e aplicativos como MSN Messenger e ICQ. Mas o Linkedin permanece forte e estável, e com grandes perspectivas de crescimento em 2019.

O diferencial desta rede social mais sóbria é justamente ser mais indicada para o segmento B2B. Portanto, se a sua empresa negocia diretamente com outras, não deixe de investir em anúncio publicitário na plataforma Linkedin Ads.

De qualquer forma, vale dedicar-se a um planejamento consistente, afinal, anunciar nesta rede exige uma capacidade de investimento maior, em função dos valores mais altos. O sistema é o mesmo do Google Adwords, ou seja, anúncios são veiculados conforme leilão. Sendo assim, esteja pronto para competir com empresas dispostas a pagar alto para serem vistas por um público extremamente qualificado.

Portais de notícias

O conteúdo noticioso também está se reformulando, tendo em vista a Transformação Digital e a massificação da navegação via dispositivos móveis. Sendo assim, os portais de notícias, como a Folha PE, emergem neste ano como uma plataforma ideal para veiculação de campanhas.

Nesse segmento, você precisa considerar que a audiência de um portal já com muito anos a serviço da informação é consolidada o bastante para gerar retorno. Além disso, quando sua marca é exposta em um portal de expressão, tende a ganhar credibilidade em menos tempo. É como se a confiança que as pessoas depositam nestas mídias fosse repassada para a sua empresa.

Nos portais, é possível, trabalhar o branded content por meio de anúncios em mídia de display (os tradicionais banners). Entretanto, existe um formato ainda mais eficaz, do qual tratamos no próximo tópico.

Conteúdo patrocinado

O marketing de conteúdo é comprovadamente a melhor maneira de ganhar credibilidade, conquistar autoridade e, em última análise, vender mais. O conteúdo pago na forma de anúncios exibidos na pesquisa do Google continua gerando resultados, contudo, são os resultados orgânicos os mais “queridos”. É o que comprova um estudo da Conversion, segundo o qual 77% dos brasileiros declararam confiar mais nos resultados da busca não patrocinada.

Em contrapartida, é um formato que produz resultados efetivos apenas em longo prazo, uma vez que, até que seus posts apareçam nas primeiras posições, é preciso tempo. É aí que o conteúdo patrocinado se mostra uma ótima opção. Ao publicar artigos em blogs de audiência consolidada ou portais como a Folha PE, seus artigos pegam uma espécie de atalho. Isso significa que seu negócio ganhará destaque em um período de tempo muito mais curto do que seria caso fosse trabalhado apenas em seu site.

Influenciadores digitais

Presentes em todas as redes sociais, os influenciadores digitais também formam um nicho a ser explorado em publicidade online. A estratégia, nesse caso, é parecida com a que guiaria seus esforços em portais de notícias e conteúdo patrocinado, portanto, prevalece a parceria. Sua empresa retém para si o prestígio e credibilidade que essas figuras têm, e, em troca, pode firmar relações em que você se comprometa a fornecer produtos sem custos. Pode também, é claro, pagar pelo espaço cedido, ou mesmo obter um banner fixo.

A vantagem principal é que os digital influencers, como também são conhecidos, podem gerar retorno quase instantâneo. Considere essa característica, principalmente se seu produto ou serviço é novo e precisa ganhar reconhecimento.

De qualquer forma, com os influenciadores, você terá uma liberdade maior para negociar, o que é sempre bem-vindo em se tratando de anúncio publicitário. Seja qual for o espaço selecionado, tenha sempre em vista que planejar, acompanhar e medir resultados é fundamental.

Todas essas etapas podem ser ainda melhor controladas com o apoio de especialistas como os da Folha PE. Faça contato conosco agora mesmo, será um prazer alavancar sua marca!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up