Era Digital: como ela vai impactar ainda mais a sua vida! - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Era Digital: como ela vai impactar ainda mais a sua vida!

agosto 9, 2018
Tempo de leitura 5 min

Ao longo dos tempos, o mundo já passou por importantes transições que impactaram o estilo de vida das pessoas. A cada era, novas ideias surgem e a maneira de viver se transforma. E você, sabia que estamos vivendo os desafios e possibilidades da chamada era digital?

A primeira grande era foi a agrícola, que levou à produção de alimentos em grandes quantidades. A segunda foi a Revolução Industrial, quando as máquinas começaram a substituir a mão de obra dos trabalhadores. A terceira era — a digital — teve início no final do século 20 e ficará marcada pela invenção da internet e pelo aumento do volume de informação.

Neste post, vamos explicar quais são as características dessa nova era, como as novas tecnologias impactaram as sociedades e anunciam as mudanças que estão por vir. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é a era digital?

A era digital é marcada pela conexão em tempo real e em qualquer lugar, a partir dos mais variados dispositivos. Descentralização e conectividade são as palavras-chave. Além disso, há uma grande interação entre as pessoas e uma forte tendência à autonomia.

Esse contexto também modificou a nossa relação com a cultura e com os bens de consumo. Basta pensarmos um pouco para percebemos que vários padrões antigos agora são questionados e novos hábitos ganham espaço.

Até o início dos anos 2000, por exemplo, o sonho de todo trabalhador de classe média era comprar um bom carro e ter uma casa própria. Hoje, cada vez mais pessoas têm optado por utilizar aplicativos de transporte e morar em um apartamento alugado, para ter mais flexibilidade. Isso porque, na era digital, o melhor é ter acesso a um bem, e não possuí-lo.

Além disso, na era digital, é possível criar qualquer tipo de conteúdo e divulgá-lo. Durante muito tempo, as pessoas chegavam em suas casas e ligavam a televisão para acompanhar o noticiário ou assistir à novela. Agora, qualquer um com celular e acesso à internet pode criar um canal no YouTube e transmitir as próprias ideias.

Seguindo essa mesma lógica, atualmente é possível encontrar online qualquer tipo de profissional especializado e terceirizar atividades que antes demandavam um tempo enorme. Essa é a cultura da cocriação, facilitada pelos canais de distribuição. Afinal, na era digital, conexão é a palavra-chave.

Como a era digital impacta a sociedade e os negócios?

Você já percebeu que as mudanças da era digital para a sociedade foram inúmeras, não é mesmo? Até criar uma conta em uma plataforma streaming, fazendo o pagamento online e assistindo os vídeos em qualquer hora e lugar, só é possível graças às mudanças trazidas por essa nova era.

No entanto, algumas transformações observadas em vários países são mais profundas que isso. Em 2011, por exemplo, uma onda de manifestações populares contra governos autoritários se iniciou a partir da chamada Primavera Árabe e se espalhou por todo o mundo. E o mais incrível é que toda organização e mobilização se deu pelas redes sociais!

A forma de consumir e a maneira como as marcas interagem com os consumidores também não são mais as mesmas. Agora, a jornada de compra do cliente acontece quase totalmente de forma online, o que mudou até mesmo a relação com as lojas de varejo. Com todas as informações sobre um produto em mãos, o consumidor pode ir pessoalmente às lojas e negociar o melhor preço com o vendedor, o que há poucos anos era inviável.

Ainda que uma empresa não venda diretamente pela internet, é nos sites, redes sociais, aplicativos e blogs que ela se torna conhecida do público. Por isso, as marcas têm investido no marketing digital e se aproximado de forma mais personalizada de cada cliente, sempre com a ajuda da tecnologia.

Quais mudanças estão por vir?

E se você pensa que a era digital já causou muita transformação, é bom se preparar. Pode parecer incrível, mas uma nova era já se iniciou e a velocidade das mudanças são surpreendentes. Estamos falando da indústria 4.0!

Nesse novo modelo de inovação, a integração de diversas tecnologias oferece às empresas um cenário totalmente novo e automatizado. Se na era digital toda transformação e informação está ao alcance das mãos, na indústria 4.0 as máquinas é que ditam as regras. E isso não é coisa de ficção científica!

Uma das principais marcas dessa nova era é a inteligência artificial (AI). Ou seja, já existem hardwares e softwares capazes de operar de maneira inteligente certas informações e dados, a fim de potencializar ações. Soma-se a essa inovação o cloud computing, ou computação em nuvem, que permite o armazenamento de arquivos e bancos de dados em um ambiente virtual.

Também não poderíamos deixar de citar a internet das coisas (IoT) — a tecnologia que conecta objetos do dia a dia à internet. Alguns exemplos simples de aplicação da internet das coisas são as smart TVs e as câmeras de segurança. Mas também podemos imaginar um cenário próximo em que geladeira, máquina de lavar, micro-ondas e outros eletrodomésticos também estarão conectados (e alguns já estão!).

Ou seja, na indústria 4.0 vai prevalecer a comunicação entre máquinas e sistemas, com o mínimo controle humano possível. E você? Já está preparado para toda essa transformação?

Como você viu, a era digital já está tão incorporada ao modo de viver das pessoas que nem percebemos como as simples atividades do dia a dia até pouco tempo eram realizadas de forma muito mais trabalhosa. Quem é capaz de imaginar um mundo sem acesso ao Google, ou sem e-mail, aplicativos e redes sociais? As mudanças são rápidas e cada um deve se esforçar para acompanhar as inovações.

Por isso, as empresas que ainda não marcaram presença no ambiente digital precisam se agilizar. O consumidor não é mais o mesmo e a capacidade de atrair e fidelizar as novas gerações é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Quer saber mais sobre assuntos como esse? Assine a nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail nossas atualizações!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up