Conteúdo patrocinado: 6 motivos para você utilizar em seu negócio - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Conteúdo patrocinado: 6 motivos para você utilizar em seu negócio

outubro 8, 2018
Tempo de leitura 6 min

O conteúdo patrocinado é um dos possíveis formatos que marcas e empresas de todos os segmentos podem explorar com objetivos de mercado. Assim como toda forma de marketing, sua veiculação deve ser precedida de planejamento. Do contrário, os resultados não serão os desejados e, pior, poderão até reverter em danos à reputação da empresa.

Isso significa que não basta apenas criar campanhas de mídia programática, estipular um orçamento e esperar as vendas aumentarem. Além desses aspectos, todo negócio precisará dedicar atenção ao tipo de conteúdo que veicula e, mais importante ainda, por meio de qual canal esse conteúdo será divulgado.

Ficou interessado e quer saber mais? Então prossiga na leitura e não crie sua próxima campanha sem ler as próximas linhas.

O que é conteúdo patrocinado?

Definir conteúdo patrocinado tem a ver com diferenciá-lo de informe publicitário. Enquanto o primeiro consiste em todo tipo de conteúdo, em texto ou audiovisual, desenvolvido por conteudistas profissionais, o segundo fica a cargo de quem anuncia.

Temos então um desafio a ser superado por negócios que querem passar sua mensagem, mas não dominam as técnicas que publicitários, profissionais de marketing e jornalistas têm. Afinal, uma coisa é você entender de moda, outra é falar dela, concorda?

Certamente é possível fazer as duas coisas muito bem. No entanto, quando temos cabeças que ajudam a pensar em como vamos chegar a um público, a tendência é que a comunicação flua bem melhor.

Não menos importante, quando existem pessoas dedicadas a pensar e executar estratégias de marketing e de comunicação, o anunciante ganha mais espaço para se dedicar ao seu core business, ou seja: o seu negócio principal.

Nesse sentido, o conteúdo patrocinado revela-se tremendamente superior ao informe publicitário offline, ou mesmo aos anúncios veiculados em mídia programática digital. Veja as vantagens.

1. Maior credibilidade

A exposição da sua marca, seja na internet ou no meio offline, poderá gerar ganhos, prejuízos ou não resultar em nada em relação à credibilidade. Uma coisa é certa: conquistar boa reputação é algo que leva tempo, enquanto a confiança perdida dificilmente se recupera.

Por isso, o conteúdo patrocinado representa um ganho considerável no quesito segurança e credibilidade. A Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 revelou que, nesse critério, os jornais são os líderes de confiança, com 60% da população entrevistada dizendo confiar no que lê na mídia impressa sempre e muitas vezes.

Pode ser um investimento um pouco mais caro, se comparado com anúncios veiculados na rede de display do Google. Entretanto, o investimento acaba compensando pelos ganhos intangíveis. O peso do prestígio dos grandes veículos de comunicação acaba repercutindo muito mais do que banners expostos em sites de alcance restrito e reputação questionável.

2. Audiência maior e qualificada

A veiculação de informes publicitários em mídia programática, embora possa ser segmentada de alguma forma, nem sempre vai atingir em cheio as pessoas certas.

Pior ainda, dependendo de quanto for o valor do lance que sua empresa definir no sistema de leilão, é bem provável que seus anúncios sejam preteridos. É assim que funciona o sistema de plataformas como Google e Facebook, entre outras.

Situação bastante diferente é percebida no conteúdo patrocinado. Como se trata de conteúdo desenvolvido para informar ou entreter, tem capacidade muito maior de atração e retenção de público. Aliado à maior segurança e audiência de portais como a Folha PE, as chances de sua marca ser notada aumentam exponencialmente.

3. Mais interação com o consumidor

Uma pesquisa da Rock Content comprova o que pode ser facilmente verificado em nosso dia a dia: 94% dos links que recebem cliques após uma pesquisa no Google são resultados orgânicos, ou seja, não são anúncios.

Essa é uma estatística que evidencia o enorme poder de persuasão que o conteúdo pode exercer sobre as pessoas na hora de definir opções de compra. E é exatamente esse poderio que é colocado a serviço de sua empresa, quando ela opta por patrocinar um artigo, podcast, vídeo ou outro formato de interesse.

4. Oferta de conteúdo relevante

Ora, se os resultados orgânicos são os preferidos pela imensa maioria, significa que neles as pessoas esperam encontrar as respostas certas a suas dúvidas.

Relação totalmente diferente se estabelece quando uma marca é exposta em mídia programática ou em informes publicitários fora da Web. Como se trata de um formato diretamente voltado para a conversão — venda — acaba sendo recebido com um certo “pé atrás”.

5. Integração com outras estratégias

Existe ainda uma vantagem adicional do conteúdo, se comparado com os anúncios nas plataformas digitais. Por se tratarem de material rico, ou seja, que tem como escopo informar, entreter ou educar, pode ser adaptado para posterior circulação em outras mídias.

Portanto, o conteúdo patrocinado apresenta capacidade de retro circulação muito maior, já que pode funcionar como uma espécie de gancho para banners, anúncios em redes sociais, newsletter e outros formatos.

6. Mercado educado sobre seus produtos e serviços

Você já deve ter ouvido falar sobre o funil de conversão. Trata-se de uma figura representativa do que se convencionou chamar de “jornada do consumidor”. Em resumo, quando um cliente está no início da jornada, encontra-se no topo do funil, junto à massa de outros clientes em busca de informação.

Na parte mais estreita encontram-se os clientes mais informados, que estão com a decisão de compra amadurecida em função de terem sido “nutridos” com conteúdo relevante.

Clientes educados, por saberem mais, são os melhores que sua marca pode ter. Eles são mais fiéis, apresentam ticket médio superior e são evangelizadores do seu negócio. Esse processo educativo, por outro lado, só pode ser conduzido pelas marcas que investem em conteúdo.

Embora os resultados de estratégias que privilegiam o conteúdo demandem naturalmente mais tempo para gerar resultados, elas são muito mais consistentes e tendem a se perpetuar.

Assim sendo, a relação de confiança entre marcas e pessoas pode ser muito mais fortalecida por meio de formatos como o conteúdo patrocinado. Explore de forma estratégica, sempre em longo prazo e tenha resultados muito mais sólidos!

Agora que você conhece as vantagens desse tipo de mídia direta, não vai querer ficar por fora das inovações do mercado digital, não é? Assine nossa newsletter e faça parte do seleto grupo das pessoas bem informadas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up