Conheça as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo para seu negócio - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Conheça as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo para seu negócio

outubro 1, 2018
Tempo de leitura 6 min

Marketing de conteúdo é a modalidade em que a atração de clientes acontece por meio de material informativo, útil e com relevância. Diferentemente da publicidade tradicional, em que a mensagem precisa ser passada com rapidez, nesse formato o desejo de comprar é despertado pelo conhecimento a respeito de algum assunto de interesse.

No post de hoje, a Folha PE explica todos os benefícios que uma estratégia comercial baseada em conteúdo pode gerar!

Entenda mais sobre estratégias de Marketing de Conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo consiste na publicação sistemática e planejada de conteúdo online relevante, visando gerar valor para os leitores e potenciais clientes. Pode ser um artigo, vídeo, podcast ou qualquer outro formato cujo objetivo seja educar ou divulgar informação.

Toda estratégia nesse sentido parte da premissa de que as pessoas utilizam os motores de busca na internet quando precisam ter suas necessidades atendidas. As possibilidades se estendem ao infinito: de receita de bolo à fabricação de brinquedos artesanais, qualquer tipo de demanda que possa ser explorada comercialmente tem potencial de gerar valor.

É por isso que o primeiro de muitos de seus benefícios é melhorar a visibilidade na Web. Quando o conteúdo tem sucesso em atrair, gera um efeito cascata exponencial. Quanto mais bem estruturado, mais tráfego de pessoas vai gerar para um site.

Há outros benefícios ainda, como veremos adiante.

Aumento do engajamento com a marca

Quando sua empresa usa o conteúdo na internet como mecanismo de atração de público, está fazendo muito mais do que apenas divulgar seus produtos ou serviços. Um artigo sobre os perigos de utilizar inseticida caseiro, por exemplo, gera para a empresa um valor muito maior do que uma venda.

Você leva a seu público informação que faz a diferença na hora de decidir, e isso faz com que seu negócio seja visto como confiável. As estatísticas comprovam o quanto o marketing de conteúdo pode ser um poderoso aliado para gerar negócios de forma consistente. Tudo porque, com ele, você pode conquistar credibilidade.

Geração de oportunidades de venda

Outra vantagem que o conteúdo apresenta sobre outros formatos é facilitar a criação de oportunidades de venda pela internet. Um blog, por exemplo, pode trabalhar pela sua marca 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem descanso ou férias.

Desde que esteja alimentado por informação pela qual as pessoas buscam, ele funcionará como um autêntico ímã, atraindo pessoas permanentemente.

Diante de tantos benefícios, o que fazer para que o marketing de conteúdo cumpra o que promete?

Explore palavras-chave

Com os motores de busca online, a solução para os problemas das pessoas está ao alcance dos dedos. Basta uma pesquisa e lá estão todas as respostas que os robôs do Google, Bing e outros motores conseguem indexar. E olha que eles indexam muito!

Essas buscas, por sua vez, geram frequência, maior ou menor, pelo que se conhece como palavra-chave. As chamadas palavras “long tail”, ou seja, mais elaboradas, são indicadas para quem busca um tipo de cliente específico. Um bom exemplo é a já citada busca por receita de bolo. Uma palavra-chave long tail possível seria “como fazer bolo de laranja com calda cristalizada”.

Assim, elaborando artigos com a quantidade certa dessas palavras-chave, você aumenta as chances de fazer com que as pessoas cheguem ao seu negócio no momento certo.

Inclua CTAs

CTA é a sigla em inglês para o termo “Call To Action”. Portanto, sempre que o seu conteúdo tiver um CTA, não importa onde esteja posicionado, estará chamando o leitor a agir. Pode ser acessar um outro artigo, assinar uma newsletter ou clicar em um link promocional, a intenção é estimular quem está online a fazer algo, que gera valor para si e para sua empresa.

Lembre-se que por mais que você esteja prestando um serviço por meio do conteúdo, no final o grande objetivo é que as pessoas se sintam atraídas pelo que você vende. Em muitos casos, a decisão de compra precisa de um “empurrãozinho”.

Segmente o envio de e-mails

O e-mail marketing pode e deve ser incluído em uma estratégia de conteúdo, e por um motivo muito simples: as pessoas podem deixar de ter um perfil em uma rede social, mas raríssimas são as que não tem uma conta de e-mail.

Contudo, o envio de e-mail como desdobramento dessa estratégia não pode ser feito aleatoriamente. É preciso segmentar as listas dos envios, para garantir que as mensagens só cheguem às pessoas interessadas.

Essa segmentação parte, necessariamente, do conteúdo. Depois de ler um artigo útil, você pode convidar as pessoas a assinar sua newsletter. Uma vez que fique demonstrado o interesse, aí sim seu negócio poderá se fazer presente por meio de mensagens diretas nas caixas de entrada.

Utilize janelas pop-up

Embora possa ser até certo ponto incômoda, a abertura de janelas pop-up ainda é um recurso útil para quem quer utilizar o conteúdo para gerar clientes.

Isso porque existe um problema para as empresas que usam publicações em blogs para atrair leads (espécie de cliente em potencial): a taxa de rejeição.

Os motivos são variados, mas é fato que nem todos que chegarão a seu site pela pesquisa no Google ou no Bing permanecerão entretidos com seus conteúdos. Para evitar a evasão, a janela pop-up pode funcionar como um “gancho” no sentido de resgatar eventuais desistentes.

Adapte o conteúdo ao seu funil de vendas

O conteúdo só cumpre sua função quando ele atrai o tipo de lead ideal. Um artigo aprofundado não será eficaz se a pessoa que o acessa tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto.

Dessa forma, o conteúdo é um meio que sua empresa tem para saber com precisão que tipo de lead vai atrair e o formato mais indicado para isso. É o chamado funil de conversão, no qual a parte mais larga é onde estão as pessoas com menos conhecimento, enquanto nas mais estreitas estão os leads mais “avançados”.

Uma estratégia que pode e deve ser utilizada para garantir a atração do público certo é formar parcerias com veículos de comunicação de credibilidade consolidada, como a Folha PE. Afinal, não são muitos os sites que estão no mercado produzindo informação aprofundada e de qualidade há 20 anos, concorda? Assim, você estará garantindo que o seu produto ou serviço seja visto por quem realmente se interessa por ele.

Com essas estratégias, você certamente terá resultados positivos ao recorrer ao marketing de conteúdo. Como consequência, veja a sua reputação melhorar e a dependência de mídia programática — Adwords — diminuir.

Já que você está interessado em saber mais do assunto, que tal assinar nossa newsletter para ficar ainda mais bem informado? Aproveite, é 100% gratuito!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up