Como mensurar os resultados alcançados com o marketing digital? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Como mensurar os resultados alcançados com o marketing digital?

setembro 5, 2018
Tempo de leitura 6 min

O marketing digital possui muitos indicadores para mensurar os resultados de uma campanha e, assim, validar o sucesso ou orientar para uma mudança de estratégia. A escolha dessas métricas deve levar em consideração as características do negócio. Leads, conversão e visibilidade são exemplos de parâmetros.

É preciso, contudo, ter atenção na hora de selecionar quais indicadores serão a base para avaliar o desempenho das campanhas virtuais do seu negócio, pois eles devem fazer sentido para os objetivos da sua estratégia de marketing e para os objetivos gerais da empresa.

Neste post, você vai entender a importância de acompanhar os indicadores das ações realizadas na Internet e descobrir quais são as principais métricas usadas para avaliar o sucesso da sua estratégia no ambiente virtual.

Quer aprofundar seus conhecimentos em marketing digital e implementar ações de sucesso? Este é o post ideal para você!

Entenda a importância de mensurar os resultados em marketing digital

“Aquilo que não é medido não é gerenciado”. Essa frase, muito citada na área de administração, se aplica perfeitamente ao marketing online. As métricas indicam o sucesso ou o fracasso de uma campanha e permitem a revisão da estratégia adotada pela empresa.

Nesse sentido, a ampla gama de recursos disponível para mensurar os resultados em marketing digital é uma vantagem em relação às ações fora da Internet. Praticamente tudo pode ser avaliado no ambiente virtual: da visibilidade do anúncio, passando pelo número de cliques até os índices de rejeição ao que foi publicado.

Confira a quantidade de leads gerados

Lead nada mais é que um consumidor em potencial que apresentou interesse em adquirir um produto ou um serviço da sua empresa. Dessa forma, uma das principais métricas para mensurar resultados com campanhas com mídia online é a quantidade de leads gerados.

Essa conversão normalmente ocorre por meio de uma landing page. Essa página fornece um formulário de cadastro para o usuário que, em troca, recebe um serviço gratuito  — pode ser um e-book ou acesso à videoaula, por exemplo.

O objetivo é fazer o consumidor progredir no funil de vendas até que a venda seja realizada. Para contabilizar o número de leads gerados, basta verificar o número de conversões feitas pelos formulários inseridos no site ou nos blogs da sua empresa.

Considere a taxa de conversão do funil de vendas

Ao elaborar a estratégia de marketing digital que a sua empresa vai desenvolver, é preciso estabelecer três etapas do funil de vendas: reconhecimento do problema, consideração e decisão de compra.

Será essa a jornada que o consumidor cumprirá até adquirir o produto ou o serviço que você está oferecendo. Em seguida, indique quais os gatilhos definem a conversão de um usuário de uma etapa para a outra.

Dessa forma, quando um lead no topo do funil (reconhecimento) se registra em uma landing page de meio de funil (consideração), essa conversão deve ser contabilizada para avaliar a eficácia da campanha.

Calcule o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Como o nome sugere, o Custo de Aquisição de Clientes representa o quanto a empresa investiu financeiramente para converter um consumidor em venda. Para mensurar o CAC com exatidão, é necessário somar todos os custos que compõem as áreas de marketing e vendas:

  • salários da equipe;
  • agências contratadas;
  • ferramentas adquiridas;
  • impulsionamentos realizados etc.

Após reunir todas essas despesas, você deve dividir o resultado pelo número de novos clientes conquistados nesse período. O resultado indica o quanto a sua empresa precisa investir para converter um novo consumidor.

Analise o ciclo de vendas

Quanto tempo o cliente em potencial demora para ser convertido em uma venda? A análise do ciclo de vendas indica justamente esse período. Tal ciclo compreende desde o primeiro contato do consumidor (topo do funil), passa pelas fases de qualificação até chegar no momento em que ele se torna uma venda realizada.

Vale destacar que os leads podem efetuar uma transação em períodos muito diferentes. A análise dessa métrica aponta o tempo médio do processo. Assim, ao descobrir esse número, é possível projetar a quantidade de vendas e desenvolver estratégias que permitam diminuir a fase de consideração.

Identifique a oportunidade de vendas

Após cumprir as etapas do funil e chegar ao fundo, o lead é considerado qualificado e, portanto, está pronto para ser encaminhado para a equipe de vendas. Essa abordagem deve ser feita por um vendedor e o objetivo é concretizar a compra.

A queda desse indicador revela que a empresa precisa fazer seus consumidores em potencial evoluir na jornada de compra. Sem leads qualificados, o trabalho da equipe comercial fica comprometido e, dessa forma, as vendas tendem a cair.

Avalie a taxa de rejeição

A taxa de rejeição, também conhecida por bounce rate, revela o percentual de usuários que saíram do site ou do blog da sua empresa imediatamente após o acesso. Ou seja, não permaneceram por tempo significativo nele.

Isso indica que o seu site não foi relevante ou não apresentou a solução que o usuário procurava quando o acessou. A rejeição pode ocorrer por meio de diferentes ações:

  • fechar a página;
  • clicar no botão voltar;
  • digitar outro endereço;
  • clicar em um link que remeta a outra página.

Uma alta taxa de rejeição deve fundamentar uma revisão no layout do blog ou do site, a fim de que a visita do consumidor em potencial seja mais bem aproveitada. Procure entender quais os elementos que o usuário deseja encontrar e dê maior visibilidade a eles.

Examine o número de impressões

O número de impressões representa quantas vezes ele foi exibido para consumidores em potencial. Ou seja, essa métrica indica a visibilidade da campanha.

Vale destacar que, nesse caso, não é possível estabelecer quantas pessoas leram, de fato, o que foi publicado. Esse indicador ganha relevância quando contrastado ao CTR (Click-Through Rate), que revela a quantidade de pessoas que clicou no link divulgado.

Como você pôde observar, existem diversas maneiras de mensurar os resultados do marketing digital. Dessa forma, é preciso compreender as características do seu negócio e escolher os indicadores que melhor registram a evolução da campanha desenvolvida.

Geração de leads, conversão no funil de vendas, custo de aquisição de clientes, ciclo de vendas, oportunidades identificadas, visibilidade e taxa de rejeição são alguns dos parâmetros mais utilizados por quem deseja analisar o desempenho da sua estratégia de marketing no ambiente online.

Gostou do conteúdo sobre como mensurar os resultados com marketing digital? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e incentive seus amigos e colegas a se aprofundar nesse tema!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up