Como fazer publicidade online na área da saúde - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog, Destaque da Semana

Como fazer publicidade online na área da saúde

janeiro 7, 2019
Tempo de leitura 6 min

A publicidade online na área da saúde faz parte da rotina de clínicas, consultórios odontológicos, hospitais e demais unidades ligadas ao cuidado médico e bem-estar. Como as empresas de outras áreas que exploram o marketing digital há mais tempo, os profissionais da saúde também já percebem bons resultados com o uso inteligente da Web.

Contudo, diferentemente de outros segmentos, quem trabalha no setor deve respeitar limites éticos, principalmente em relação ao teor do que divulgam. As regras para anúncios e procedimentos ligados ao marketing estão descritos no Manual de Publicidade Médica, conforme a Resolução do CFM nº 1974/11.

Além do respeito às normas, é necessário planejamento cuidadoso e muita atenção na execução das ações com objetivos de atrair pacientes ou clientes. Continue lendo para saber como fazer!

Como fazer publicidade online na área da saúde?

A primeira medida a ser tomada por quem deseja investir em publicidade online para clínicas médicas é se orientar pelas regras do respectivo manual de publicidade. Depois da leitura atenta, será preciso identificar que tipo de estratégia e formato se aplica melhor.

Redes sociais, sites, anúncios em mídia programática ou conteúdo patrocinado — do qual falaremos em detalhes adiante — são algumas das possibilidades a serem exploradas. Assim sendo, considere o roteiro a seguir, antes de levar adiante sua estratégia de marketing digital voltada à promoção de serviços ligados ao bem-estar e cuidado médico.

Definição de público-alvo

Até mesmo os negócios que atendem a públicos muito amplos precisam de alguma segmentação de público para orientar suas ações de marketing. Em clínicas médicas, esse deve um aspecto prioritário, até mesmo porque cada especialidade demanda abordagens distintas.

Uma clínica de geriatria, por exemplo, certamente deverá direcionar seus materiais de divulgação online para pessoas acima de 60 anos. Seguindo essa linha, a linguagem deverá estar apropriada ao público que deverá ser atendido. Por mais que a internet seja um meio de comunicação moderno, certos usos e costumes não se perdem, concorda?

Priorização de clientes importantes

Durante um certo tempo, os médicos resistiram à ideia de vender sua imagem, com receio de que isso pudesse congestionar suas clínicas e prejudicasse a qualidade do atendimento.

Entretanto, com a expansão da internet, já alçada ao posto de principal veículo midiático, superando a TV, a competitividade ficou muito acirrada. Isso significa que não dá mais para contar apenas com o “boca a boca”. Cada vez mais, é preciso ver e ser visto, de preferência em canais digitais.

Por outro lado, e como destacamos no tópico anterior, certos costumes permanecem e são inclusive muito bem-vindos em termos de marketing. É o caso dos pacientes que são atendidos há muito tempo, alguns até por força de costume herdado de pais ou parentes. Um especialista fica responsável pelo atendimento de vários membros de uma família, numa espécie de vínculo profissional/pessoal que é benéfico para todos. Médicos, dentistas, enfermeiros e pacientes, nesse sentido, desenvolvem mais confiança mútua, o que é bom para a reputação do profissional em questão.

Para a publicidade online na área da saúde, essa relação não tem preço e deve ser trabalhada também nas mídias online.

Usar ferramentas de geomarketing

O geomarketing é o conceito que vincula ações promocionais que priorizem a localização do público. Trata-se de um tipo de marketing direto, em que um serviço é exibido conforme a conveniência.

No caso das clínicas médicas, aproveitar a chance de divulgar seus serviços no momento em que as pessoas estão por perto vale ouro. Afinal, quantas vezes nós não deixamos para depois uma consulta, simplesmente por que temos outras prioridades? Sendo assim, cabe aos profissionais de saúde agirem estrategicamente, para induzir as pessoas a fazerem o que é melhor para o seu bem-estar.

Contar com buscadores locais

Assim como o geomarketing, os buscadores locais também influenciam a audiência local, aumentando a capacidade de atrair novos pacientes ou clientes. São guias comerciais dedicados à divulgação de prestadores de serviços de uma região específica.

Portanto, são mais utilizados por quem realmente está em busca de profissionais qualificados na área da saúde, aliando a praticidade da localização mais próxima de casa ou do trabalho. Procure pelo buscador online de sua cidade ou região e não deixe de aproveitar o potencial desse tipo de mídia.

Criação de um site otimizado

Um site é a melhor forma de garantir presença na internet, em virtude de serem os veículos mais indexados pelo Google quando alguém faz uma pesquisa. Isso acontece porque, por meio de um site, é possível identificar a relevância para um usuário pela presença de palavras-chave.

Significa que, desde que os termos utilizados nos conteúdos textuais farão com que o site ligado a serviços da área de saúde apareça mais vezes, desde que sejam relevantes o bastante. Essa maior incidência nas pesquisas que as pessoas fazem tem a ver com um elemento fundamental, a Otimização para Motores de Busca, mais conhecida pela sigla em inglês SEO.

Estar presente nas redes sociais

Vimos anteriormente que o marketing no segmento da saúde ainda pode contar com formatos já bastante conhecidos para divulgação de serviços. Isso serve para ilustrar a grande importância de um aspecto decisivo para médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, o relacionamento.

Para esses especialistas, a internet é um amplo território, no qual eles podem se fazer presentes e estreitar laços com seus públicos de interesse. Essa interação, por sua vez, tem nas redes sociais a plataforma número um para se materializar, afinal, são desenvolvidas justamente com essa finalidade.

Vale apostar principalmente nas duas maiores redes da atualidade, o Facebook e o Instagram. Explorando dentro dos limites legais imagens e vídeos que dialoguem com as pessoas, o profissional cria empatia e fortalece sua marca pessoal.

Investir em conteúdo patrocinado

No segmento da saúde, credibilidade é tudo. Considerando os rigorosos padrões éticos naturalmente envolvidos, a divulgação de conteúdos precisa ser feita em veículos de reputação inquestionável. Também devem, de preferência, serem elaborados por profissionais de marketing digital.

A Folha PE é um dos principais veículos de comunicação do Nordeste e tem credibilidade de sobra nesta importante região do Brasil para alavancar a imagem de seus parceiros. Conte com nossa expertise para pensar e executar sua publicidade na área da saúde, na forma de conteúdo patrocinado altamente eficaz.

Quer saber mais sobre o que podemos fazer para elevar ainda mais sua reputação na internet? Entre contato conosco agora mesmo, queremos entender quais são as suas necessidades!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up