Como fazer marketing digital em Recife? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Como fazer marketing digital em Recife?

dezembro 10, 2018
Tempo de leitura 6 min

Explorar o marketing digital em Recife é altamente recomendado para empresas que atuam em setores estratégicos e tradicionalmente fortes nesta importante metrópole brasileira. A capital do estado de Pernambuco tem mais de um milhão de habitantes, renda per capita de cerca de R$ 30 mil, segundo o IBGE, e o principal, uma economia em expansão.

Prova disso é o salto no setor de turismo. Entre 2014 e 2018, de acordo com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a entrada de turistas estrangeiros aumentou em 62,08%. Isso representa um total de aproximadamente 150 mil visitantes, que injetaram novos recursos e um mar de oportunidades para aproveitar para diversos tipos de negócio.

Além disso, o consumidor local, em virtude da renda per capita elevada, também deve ser mapeado, para que as ações de marketing sejam efetivas e contínuas. Não parece interessante? Então continue lendo e veja o que fazer para as suas estratégias de marketing digital bombarem na “Veneza Brasileira”!

Como fazer marketing digital em Recife? ​

Para fazer marketing digital em Recife, você precisará, antes de mais nada, compreender a dinâmica da economia local. Dados demográficos, composição das principais atividades produtivas e setores estratégicos são alguns dos dados a serem coletados.

Como vimos no início, a principal cidade de Pernambuco é um mercado aquecido. Tem também uma população numerosa, cujos rendimentos médios viabilizam atividades produtivas, desde que sejam orientadas para a região.

Veja em que aspectos o marketing digital é a melhor escolha para as empresas que estão se lançando ou intensificando seus esforços de venda nesta importante metrópole.

Custo x benefício superior

Consolidar uma reputação no mercado, criar identidade de marca e atrair as pessoas para um negócio exige investimento. Quando o mercado em questão é novo, é preciso direcionar os esforços em divulgação de forma estratégica. Nesse sentido, gastar muito não é sinônimo de sucesso, aliás, pode até ser um tiro no pé.

Campanhas digitais em mídia programática, redes sociais e na forma de conteúdo patrocinado são mais interessantes que os meios tradicionais, em função da relação custo x benefício superior. Basta considerar que um lote de panfletos pode custar mais que o triplo de uma ação digital, com a desvantagem de não contar com métricas precisas. A propósito, as métricas merecem um tópico à parte, que exploraremos mais à frente.

Permite alcançar públicos segmentados

Vamos continuar imaginando a hipótese de fazer marketing direto, utilizando o tradicional formato de distribuição de panfletos, ou mesmo em anúncios televisivos, rádio e impressos. Em quaisquer dessas mídias, sua empresa não saberia exatamente com quem está falando, pelo simples fato de serem vias de mão única.

É possível até saber, de forma genérica, quem são as pessoas que acompanham as mídias offline. Entretanto, elas não tem como dar feedback, pelo menos não em tempo hábil e que permita tomar decisões para melhorar os resultados.

No marketing digital, a segmentação de públicos é incomparavelmente mais precisa. Primeiro, porque por meio dos cookies — aqueles que precisamos aceitar nos sites que visitamos — é possível identificar dados relevantes para o seu negócio.

Em Recife, cidade cuja população ultrapassa um milhão, esses dados de navegação coletados pelos cookies são extremamente valiosos para segmentar suas ações. Assim, você gasta menos em divulgação e terá a certeza de que está se dirigindo às pessoas certas.

Maior capacidade de engajamento

Campanhas melhores segmentadas e um conteúdo desenvolvido, tendo em vista um público localizado, têm a capacidade maior de engajar. Vamos supor que você quer direcionar suas campanhas para empresários que estão no bairro do Recife Antigo, um pólo comercial e espécie de “hub” de empreendedores ligados à cultura digital.

Se seus artigos e anúncios tratam de temas de interesse para essas pessoas, certamente apresentará engajamento elevado, o que não aconteceria se fossem divulgados de outra forma. Temos então um desdobramento da segmentação que só o marketing digital é capaz de proporcionar, já que mapeia antecipadamente o público a quem se destina.

Mensuração de resultados em tempo real

Diz o guru da gestão Robert Kaplan que não se pode gerenciar o que não se mede. Sem gestão, não há como controlar o que está sendo feito, o que por si só representa um enorme risco para seus objetivos.

Esse é outro aspecto que o marketing digital permite explorar como nenhum outro método. Ao contrário das mídias offline, nos quais o controle dos resultados e da audiência pertencem a terceiros, no online é você quem tem acesso em tempo real às informações. Por ferramentas como o Google Analytics, é possível medir o retorno dos seus investimentos, sem depender de outras empresas para aferir as métricas de interesse. Se você quiser saber, por exemplo, quantas pessoas foram impactadas por uma campanha, basta acessar os relatórios das ferramentas de mensuração para saber tudo que precisa, sem intermediários.

Como planejar e executar?

A verdade é que o marketing online é relativamente simples de se fazer, entretanto, as aparências podem enganar. Quando não se tem experiência, é grande o risco de optar por estratégias equivocadas, seja por mau direcionamento dos gastos ou por desconhecimento em relação ao uso das ferramentas.

O marketing de conteúdo é, nesse aspecto, melhor aproveitado quando se tem o apoio de especialistas. As chances de sucesso aumentam quando a escolha das palavras-chave, o teor de conteúdos patrocinados e outros assuntos são tratados por quem sabe fazer. Isso significa, no final, melhores posições nos resultados de busca do Google, o que aumenta o reconhecimento de sua marca e, em última análise, gera mais vendas.

Considere como exemplo o mercado de turismo em Recife. Já imaginou, poder oferecer produtos e serviços para os visitantes desde seus locais de origem? Tal possibilidade, em mídias offline, seria impossível de ser aproveitada, mas pela Web é perfeitamente viável.

Assim sendo, as ações de marketing digital em Recife geram resultados acima da média, mas, para isso, parcerias estratégicas são imprescindíveis. A Folha PE tem a experiência e o conhecimento de que você precisa para alavancar o seu negócio. Afinal, boa reputação e credibilidade é algo que não se vende, se conquista com o tempo, certo?

Antes de tomar a decisão sobre a melhor forma de entrar no mercado digital de Recife, entre em contato conosco. Temos certeza de que temos a solução mais inteligente para o seu negócio!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Como fazer marketing no carnaval de Recife? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços janeiro 28, 2019 at 10:01 am

    […] fundamental que sua marca saiba explorar essa chance única e aproveitar o melhor que o carnaval da capital de Pernambuco tem a […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up