Como estruturar uma equipe de Marketing Digital para a sua empresa? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Como estruturar uma equipe de Marketing Digital para a sua empresa?

outubro 15, 2018
Tempo de leitura 5 min

Uma equipe de marketing digital de sucesso reúne habilidades e aptidões bem específicas. Embora isso não seja nenhuma regra, esses profissionais costumam se distinguir dos outros por serem comunicativos, modernos e flexíveis.

Afinal, o Marketing Digital é uma área da Comunicação que evolui muito rapidamente. Quem trabalha no ramo deve ser muito adaptável e aprender bem rápido. Além, claro, de reunir uma qualidade que vale para qualquer profissão: a paixão por aquilo que faz.

Veja, neste artigo, como estruturar uma equipe de Marketing Digital para a sua empresa, quais profissionais contratar e como montar um processo de seleção.

Que profissionais compõem uma equipe de Marketing Digital

Justamente por evoluir muito rápido, o Marketing Digital tem como característica ser o berço de algumas profissões de que pouca gente ouviu falar.

Portanto, não se assuste se esse for o seu primeiro contato com elas. Nas próximas linhas, vamos falar um pouco sobre cada profissional e as tarefas que desempenham.

O analista de SEO

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização Pra Motores de Busca. O motor de busca mais famoso é o Google e, na prática, o que o analista de SEO faz é verificar como o site ou blog de uma empresa se sai no ranking desse buscador.

Para tal, existe uma série de critérios bem técnicos. O perfil do analista de SEO, por sinal, é o de uma pessoa muito atenta a detalhes.

Ele deve ser capaz de realizar um monitoramento metódico de páginas, recomendando ajustes de SEO, melhorias em conteúdos e outros.

O gerente de conteúdo

Por sinal, sabe o que as pessoas mais buscam no Google? Conteúdo.

Não importa se o que elas querem é saber qual é o melhor carro em uma determinada faixa de preço ou se buscam dicas para desentupir uma pia de cozinha. É o conteúdo que vai levá-las até os sites.

O gerente de conteúdo responde pela qualidade desse conteúdo, mas também pela frequência com que é postado.

Ele atua com a equipe de redatores ou videomakers, certificando-se de que estejam alinhados à estratégia de marketing da empresa.

Analista de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, se não é o único subproduto do Marketing Digital, é, com certeza, o mais característico. Trata-se de um tipo de marketing que traz os clientes ao site da empresa, em vez dela incomodar as pessoas com propagandas e anúncios invasivos.

O analista de Inbound Marketing faz suas análises tendo como ferramenta principal o funil de marketing.

Assim, ele quer saber quantos visitantes o site da empresa consegue atrair mensalmente, quantos desses visitantes deixam seus contatos em troca de algum benefício — ou se tornam leads, no jargão do Marketing Digital — e quantos se tornam clientes, efetivamente.

A partir desses números, ele distingue os elos fracos do sistema e sugere ajustes. Pode requisitar conteúdo melhor, design mais focado na experiência do usuário, anúncios mais bem pensados e assim por diante.

UX/UI Web Designer

E por falar em experiência do usuário, essa é a maior preocupação do UX/UI Designer. User Experience (UX), e, naturalmente, a interface do usuário (UI).

De uma maneira ou de outra, a função desse profissional é certificar-se de que a relação das pessoas com aquilo que é mostrado na tela de seus computadores e smartphones seja a mais fluida possível.

Assim, o posicionamento de elementos na tela, as cores, botões e informações devem estar acessíveis e serem apresentadas numa ordem lógica.

Outros profissionais

Além desses, é possível citar outras funções igualmente importantes no ambiente do Marketing Digital. Temos, por exemplo:

  • o Desenvolvedor, que lida com a parte dos códigos que fazem a internet funcionar;
  • o Analista de Mídia de Performance, que mede, compara, emite relatórios e faz ajustes em links patrocinados e anúncios online;
  • o CRO, que cuida das taxas de conversão de sites e blogs (isto é, da quantidade de pessoas que são transformadas em leads);
  • o Growth Hacking, que encontra brechas no Marketing Digital de uma empresa e, por meio de testes, encontra maneiras de otimizar os processos.

Como montar sua equipe de Marketing Digital

A própria natureza do trabalho desses profissionais já fornece boas pistas de como uma equipe de Marketing Digital deve ser escolhida.

Tudo na era digital gira em torno de números. Assim, seus profissionais — mesmo que façam parte de diferentes áreas da Comunicação ou das Ciências Humanas em geral — vão ter que se habituar a trabalhar com base em retornos estatísticos.

Os números estarão nas metas que eles precisam bater, mas também nos relatórios que as ferramentas que fazem parte do trabalho fornecem.

Além disso, é recomendável que eles se comuniquem bem e saibam trabalhar em equipe. Resolver problemas conjuntamente é algo imprescindível no Marketing Digital.

As equipes de agências da área, por sinal, são multidisciplinares e devem conseguir dialogar bem, a despeito das diferenças.

Como selecionar os profissionais

Se a sua empresa é pequena e não tem condições de montar um Departamento de Recursos Humanos, é interessante ter uma estratégia para atrair talentos do Marketing Digital.

A dica é automatizar tantas etapas do processo quantas forem possíveis. Por exemplo, se você definiu que o seu processo seletivo vai começar com uma prova, elabore-a de maneira que o conteúdo seja mais geral e sirva para todas as áreas descritas acima.

Em um segundo momento, numa entrevista, você pode conhecer melhor as habilidades específicas do candidato, analisando-as conforme a área para a qual ele se candidatou.

Se o roteiro da entrevista puder ser definido antecipadamente, tanto melhor. Mas, para isso, você ou o profissional responsável pela seleção vão precisar saber conduzi-la, para que não fique engessada.

Uma vez escolhidos os membros do seu time de Marketing Digital, é imprescindível investir na capacitação dos profissionais. Como dissemos, essa área demanda aprendizado constante, e é necessário fornecer as condições ideais para que eles possam aprender e evoluir.

Conseguimos ajudá-lo a montar a sua equipe de Marketing Digital? A Folha PE pode esclarecer muitas outras coisas relacionadas a esse tema. Que tal deixar o seu e-mail para participar da nossa newsletter?

 

Você também pode gostar

Scroll Up