Branded content: o que é e como fazer na prática? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog, Destaque da Semana

Branded content: o que é e como fazer na prática?

janeiro 14, 2019
Tempo de leitura 6 min

Traduzindo ao pé da letra, a expressão branded content significa “conteúdo de marca”. Essa designação serve a um determinado tipo de ação publicitária que se concentra em entreter ou educar, em vez de apenas tentar vender um produto ou serviço.

Assim, o branded content é uma poderosa ferramenta de engajamento e reconhecimento de marca, e pode mesmo fomentar discussões de caráter ético, político ou comportamental.

O resultado disso é o reforço ou posicionamento de uma empresa diante de seus consumidores. Eles passam a valorizá-la não apenas por fabricar bons produtos ou oferecer serviços de qualidade, mas por uma opinião, ideia ou conceito.

Nas próximas linhas, vamos ajudá-lo a compreender e colocar em prática o branded content na sua empresa. Veja as vantagens, como produzir e alguns casos em que marcas famosas usaram conteúdo de marca em suas campanhas.

Como produzir conteúdo branded content

Como esse tipo de conteúdo costuma ser mais denso do que o da publicidade tradicional, ele tende a ser também mais profundo. Ações que envolvem branded content — essas que desenvolvem-se no ambiente virtual ou na mídia tradicional — devem suscitar a curiosidade das pessoas.

Para tal, é muito importante ter bem claro o público-alvo da ação. Fatores sociais relativos a esse público determinam a curiosidade dele por certos temas. Em outras palavras, alguns aspectos tocados pelo conteúdo de marca são específicos de certos grupos sociais.

Uma vez determinado o público, alguns recursos estilísticos podem ser usados, sendo o humor, o suspense e abordagens motivacionais alguns dos melhores exemplos.

Seja como for, a criatividade é o ponto de partida. Afinal, a maior função do branded content é fazer uma marca se diferenciar pelo posicionamento ideológico ou postura inovadora em um mercado.

Quais são as suas vantagens

Abaixo, listamos alguns benefícios que o uso desse tipo de conteúdo publicitário pode trazer para a sua marca.

Estreitar a relação empresa-consumidor

Se, por um lado, a função do conteúdo de marca não é gerar vendas diretas, por outro, ele atua para criar um vínculo forte entre empresa e consumidor.

Muitas vezes, esse vínculo nasce da capacidade de o branded content demonstrar ao público-alvo de uma marca que existe um alinhamento conceitual entre ambos. Um ótimo exemplo disso é a campanha feita pela Dove para demonstrar o quanto padrões de beleza rígidos fazem mal para a autoestima das mulheres.

Essa campanha funcionou, principalmente, porque o público-alvo da fabricante de cosméticos é majoritariamente feminino e tende, portanto, a se identificar mais facilmente com aquele conteúdo.

Aumentar a presença digital

É importante lembrar que até mesmo a publicidade tradicional, hoje em dia, afeta as pessoas tanto no ambiente online quanto no offline.

Assim, um bom conteúdo de marca, se corretamente divulgado nas redes sociais, tende a aumentar muito a presença digital da empresa que o criou. Isso acontece porque esse tipo de conteúdo naturalmente seleciona o público que vai consumi-lo nesse ambiente.

Se pensado para o público correto, o branded content pode se tornar um ótimo ponto de convergência entre marketing digital e publicidade tradicional.

Consolidar a marca

O mundo corporativo está cheio de exemplos de como consolidar uma marca vai além de oferecer bons produtos e serviços.

O envolvimento empresa-consumidor passa por um alinhamento conceitual entre ambos, o que interfere, inclusive, no valor agregado dos produtos.

Além do mais, o retorno positivo ou negativo de campanhas desse tipo ajudam diretores de marketing a gerar dados sobre o seu público. Esses dados podem ser usados em outras campanhas publicitárias ou mesmo na criação de novos produtos de nicho ou mais específicos.

Alguns exemplos da sua aplicação

Agora que você já compreendeu o conceito de branded content, com suas boas práticas e vantagens, vamos verificá-lo na prática.

Abaixo, listamos campanhas famosas ou bem-sucedidas de grandes marcas de expressão mundial que utilizaram conteúdo de marca.

Netflix: Orange Is The New Black

Esse é o nome de uma série produzida pela empresa de streaming de filmes e séries Netflix, cujo enredo retrata a vida de prisioneiras dos Estados Unidos e seu cotidiano em um presídio feminino.

Como uma das ações para promover a obra ficcional, a Netflix encomendou uma matéria ao jornal The New York Times. Tal publicação, em vez de tratar da série e suas personagens, oferece conteúdo jornalístico de alta qualidade.

Ele examina, entre outros aspectos, dados e teorias sociológicas e políticas sobre o tema, além de sustentar que o modelo prisional aplicado aos homens não funciona para as mulheres.

Coca Cola: a fábrica de felicidade

Talvez a praticante mais antiga de branded content, a Coca Cola sempre associou suas bebidas a uma atmosfera de felicidade, tanto quanto a sabor e refrescância.

O uso que essa empresa faz de conteúdo de marca pode ter começado no século 19. Segundo algumas fontes, foi a fabricante dos refrigerantes mais famosos do mundo quem criou a imagem do Papai Noel como o conhecemos, nas suas campanhas publicitárias de mais de 100 anos atrás.

Ainda hoje, a Coca Cola mantém um blog em que aborda diversos temas: reciclagem, impostos sobre bebidas e entretenimento são só alguns exemplos.

Red Bull: a queda livre do espaço

Talvez um dos exemplos recentes mais conhecidos de branded content seja a ação da fabricante de bebidas energéticas Red Bull. Há cerca de 6 anos, o paraquedista Felix Baumgartner saltou de um balão na estratosfera terrestre.

O feito foi transmitido ao vivo pelo YouTube, e mostrou a milhões de pessoas a aterrissagem tranquila de Baumgartner após o paraquedas se abrir.

É interessante notar que, embora bebidas energéticas não sejam consumidas por desportistas com frequência, há uma associação quase imediata da Red Bull com esportes radicais, em boa parte graças ao conteúdo que a empresa produz.

Para uma marca se estabelecer, é necessário muito mais do que ações direcionadas apenas às vendas e ao lucro.

É preciso ousar, criar empatia entre os consumidores e fornecer tópicos para um debate saudável entre eles. E tudo isso pode ser feito com uma boa campanha de branded content.

Se você precisar de ajuda, na FolhaPE, oferecemos à sua marca alguns serviços editoriais publicitários e o destacamos nas nossas páginas de maior audiência. Fazemos, ainda, compartilhamento em nossos perfis sociais e recirculação por newsletter e outros canais.

Com certeza, o conteúdo de marca vai permanecer como tendência em 2019. Se você quiser saber outras forças da publicidade para o próximo ano, não deixe de ler o nosso artigo com as 7 tendências da publicidade online em 2019!

Você também pode gostar

5 Comentários

  • Responder Segredos do SEO: veja como fazer SEO na prática! - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços janeiro 31, 2019 at 10:01 am

    […] Gostou do artigo e quer continuar aprendendo? Saiba agora o que é branded content e como fazer na prática! […]

  • Responder Conheça os melhores espaços para anúncio publicitário e não perca dinheiro em 2019 - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços fevereiro 4, 2019 at 11:00 am

    […] portais, é possível, trabalhar o branded content por meio de anúncios em mídia de display (os tradicionais banners). Entretanto, existe um formato […]

  • Responder Dia Publicitário: oportunidades e desafios da profissão - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços fevereiro 7, 2019 at 9:00 am

    […] que o consumidor final está podendo, então é natural que as marcas precisem se posicionar, de maneira a serem percebidas positivamente. Não basta apenas mostrar que […]

  • Responder Whatsapp business: como usá-lo para vender mais? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços março 11, 2019 at 5:40 pm

    […] Tem até uma pesquisa que comprova a importância da atenção ao consumidor em contatos online ou offline. Liderada pela Oracle, nela consta que 86% dos clientes pagariam mais por uma experiência melhor em suas relações com as marcas. […]

  • Responder O que é um link e como conseguir backlinks de qualidade? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços março 14, 2019 at 2:00 pm

    […] certo de que sempre que sua marca for citada, independentemente de linkagem, dará um passo a mais em direção a um posicionamento […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up