Aniversário do Google: o que podemos aprender com 20 anos de história? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Aniversário do Google: o que podemos aprender com 20 anos de história?

novembro 19, 2018
Tempo de leitura 6 min

Você se lembra do que estava fazendo no dia 27 de setembro de 1998? Provavelmente não, mas essa é uma data muito importante. Afinal, nela é celebrado o aniversário do Google.

Pode-se dizer, guardadas as proporções, que a invenção do motor de busca na internet está para a economia do mundo como um dia a máquina de tecer esteve para a Revolução Industrial.

Na verdade, tudo começaria em 1995, quando Larry Page e Sergey Brin uniram forças na Universidade de Stanford  para criar uma ferramenta de busca, chamada então de BackRub. O nome foi alterado para Google, uma brincadeira com o termo matemático googol, que serve para designar o número 1, mais 100 algarismos “zero” à sua direita.

E hoje, em que estágio se encontra o Google? Muito mais do que um mecanismo de busca na Web, a empresa tornou-se um grande hub de soluções, de simples tarefas do cotidiano às mais complexas demandas empresariais. Conheça algumas delas e surpreenda-se!

Google Meu Negócio

Destinado a Pequenas Empresas, o Google Meu Negócio serve para empreendimentos locais ou que não disponham de infraestrutura para criar um site e investir em anúncios ou conteúdo.

Como vantagem, destaca-se sua plataforma de gestão simplificada, cujo objetivo é justamente permitir que até mesmo leigos em internet e em elaboração de sites criem suas próprias páginas. Assim, é possível entrar no “mapa” das empresas que aparecem nas buscas, a custo zero.

Google Ads

Os anúncios do Google são amplamente reconhecidos como a plataforma de publicidade na Web por excelência. Foi com o Ads do Google que surgiu o conceito de Remarketing, que consiste na exibição repetida de campanhas para pessoas já impactadas.

Ao anunciar no Google Ads, sua marca, produto ou serviço poderá ser vista na Rede de Pesquisa, ou seja, os anúncios que aparecem sempre que alguém procura por algo no buscador.

A outra possibilidade é a Rede de Display, formada por sites e blogs cadastrados na plataforma Adsense e, portanto, habilitados a exibir anúncios conforme as regras estabelecidas.

AdWords Express

Tendo em vista que os critérios e ajustes nem sempre são fáceis de entender na plataforma de anúncios, o Google criou o seu serviço “expresso”, o AdWords Express. Com ele, é possível criar campanhas rápidas, sem precisar determinar palavras-chave, a estratégia de marketing ou de fazer manutenções constantes.

Basta acessar a ferramenta, e, segundo o Google, em 15 minutos tudo está pronto. Ideal para equipes de marketing digital formadas por apenas um profissional.

Campanhas do Shopping

Uma das vertentes da plataforma de anúncios do Google se destina à exibição de anúncios no Google Shopping. Sempre que você faz uma pesquisa, ela pode ser limitada a uma categoria, como imagens, vídeos ou produtos, que são exibidos no marketplace do Google.

As campanhas no Shopping, nesse sentido, são direcionadas para varejistas, ou seja, para quem vende produtos físicos. Nela, é possível criar um anúncio para ser exibido no formato de “Anúncios no Shopping”. Trata-se de um recurso útil e mais atrativo, já que destaca muito mais as qualidade de um produto do que os anúncios convencionais.

Anúncios do YouTube

No vigésimo aniversário do Google, é justo dizer que uma das plataformas que mais evoluíram foi o YouTube, graças ao boom do vídeo marketing. Não custa lembrar que, originalmente, o YouTube não é uma criação do Google.

A plataforma de hospedagem de vídeos foi comprada em 2006, pela soma de US$ 1,6 bilhões. Não deixa de ser algo espantoso, afinal, o site havia sido criado há apenas um ano, pelos empresários Chad Hurley e Steve Chen.

Hoje, os anúncios no YouTube são um dos mais efetivos meios para divulgação de marcas, produtos e serviços, podendo ser explorados até mesmo se sua empresa não tiver recursos profissionais.

G-Suite

Criado para ser uma plataforma voltada às necessidades de empresas online, o G-Suite pode ser considerado um acerto, já que, por meio dele, sua empresa resolve várias demandas de uma só vez. E-mail empresarial, espaço de armazenamento e outras soluções fazem parte do pacote de serviços oferecidos.

Google Cloud Platform

A plataforma baseada na nuvem do Google é um “mix” de serviços, entre os quais está o já destacado G-Suite. Na Cloud Platform, sua empresa tem acesso não apenas a espaço para guardar arquivos, mas a uma solução completa para análise de dados em massa e recursos em cloud computing.

Google Maps APIs

Outro recurso não tão conhecido do Google, mas bastante útil para ajudar a posicionar bem a sua empresa nas buscas, é o Google Maps API. Com ele, seu negócio tem à disposição um dos mais abrangentes serviços de geolocalização do mundo, permitindo às pessoas encontrarem sua empresa a qualquer hora, não importa onde estejam.

Chrome Enterprise

Outro recurso baseado na nuvem e que facilita a vida das empresas é o Chrome Enterprise, operado a partir do navegador do Google. Trata-se de um facilitador para equipes que usam a cloud computing para gerenciar tarefas, com ferramentas desenvolvidas especialmente para quem faz negócios na Web.

Android Enterprise

Solução desenvolvida para empresas pelo Google, a plataforma Android Enterprise é destinada a dispositivos móveis. Com ela, seu negócio pode explorar as muitas possibilidades do sistema operacional para smartphones mais utilizado do mundo, com recursos pensados para quem quer vender mais.

Google Domains

Com tantas soluções para marketing digital à disposição desenvolvidos em duas décadas, certamente o registro de domínio não poderia faltar. Com o Google Domains, sua marca encontra um endereço próprio e, de quebra, cria seu site e recebe um e-mail personalizado, tudo em uma única plataforma.

Google Hire

Sua empresa está em busca de um profissional mas não sabe onde encontrar? Que tal recorrer aos maiores especialistas no assunto. Afinal, se tem algo que o Google faz bem desde 1998 é encontrar referências, não é?

Assim sendo, a plataforma Google Hire é indicada para empresas em busca de talentos. Nela, é possível agendar entrevistas, dar feedback e gerenciar processos seletivos inteiros virtualmente.

Será que no próximo aniversário do Google teremos tantas ferramentas e soluções quanto as de hoje? Tudo indica que sim, já que a empresa não para de se reinventar e mostra fôlego de sobra para continuar crescendo!

Continue recebendo conteúdos de seu interesse! Assine nossa newsletter e receba publicações relevantes sobre o mundo dos negócios, marketing digital e empreendedorismo!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Propaganda computacional: o que esperar do futuro da propaganda? fevereiro 15, 2019 at 3:16 pm

    […] virtuais, tal como um ser humano faria. Trata-se de um recurso já utilizado há algum tempo pelo Google, que tem nos robôs o seu braço virtual para executar varreduras. São eles que fazem valer os […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up