Agências digitais: quais são as outras possibilidades de divulgação além delas? - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog

Agências digitais: quais são as outras possibilidades de divulgação além delas?

março 25, 2019
Agências digitais: quais são as outras possibilidades de divulgação além delas?
Tempo de leitura 6 min

Agências digitais são a escolha natural para empresas que preferem confiar a elaboração de suas estratégias de marketing a profissionais mais experientes. Contudo, existem formas mais diretas para direcionar seus esforços com objetivos comerciais.

Se por um lado é mais trabalhoso e demanda tempo, por outro você poupará recursos que seriam destinados a empresas em regime de prestação de serviços. A boa notícia é que dá para explorar outras possibilidades de divulgação sem depender de agências Web. Quer saber quais são essas alternativas? Não deixe de ler o artigo até o final!

Google

Não é apenas como maior motor de busca já conhecido que o Google se revela um aliado poderoso. Por meio das soluções e ferramentas que desenvolve, empresas de todos os segmentos podem aproveitar o melhor do marketing sem a intervenção de agências digitais.

Conheça algumas delas e o que elas agregam ao seu negócio:

Google Trends

Sua empresa apresenta picos de faturamento, ou seja, seu lucro varia em função de sazonalidades? Então, antes de mergulhar de cabeça no marketing digital, faça uma pesquisa por palavras-chave no Google Trends. Nessa ferramenta, você visualiza na forma de um gráfico a procura por um termo ao longo do tempo. Assim, sua empresa saberá quando publicar conteúdo e anúncios, em função da maior ou menor quantidade de buscas.

Google Meu Negócio

Solução desenvolvida para micro e pequenas empresas sem tanta maturidade digital, a plataforma Google Meu Negócio foi um dos acertos da equipe da Alphabet nos últimos tempos.

Com ela, é possível montar um site econômico, simples, funcional e configurável até mesmo por leigos. O melhor de tudo é que é 100% gratuito e sua empresa ainda aparece com destaque nas buscas locais.

Google Analytics

Cada vez mais incrementado e cheio de recursos, o Google Analytics é a ferramenta completa para medir o alcance e os resultados de sites e blogs. De fato, poucas soluções oferecem tantas possibilidades em termos de métricas. Por isso, não deixe de contar com os relatórios exibidos nos seus dashboards antes de tomar decisões.

Redes sociais

Assim como a criação de um site simplificado no Google Meu Negócio, pelas redes sociais sua marca poderá ser vista instantaneamente. Como a criação de páginas também é gratuita, é possível gerar resultados rápidos, explorando ações como posts impulsionados e anúncios. Veja quais são as de maior visibilidade:

Facebook

A rede social criada por Mark Zuckerberg segue sua marcha e se consolida como a maior rede social de todos os tempos. Não é para menos, afinal, o Facebook soube se definir como nenhuma outra rede como um espaço não só para socializar, mas para fazer negócios.

Para explorar seu enorme potencial, você deverá primeiro criar uma fanpage, configurando-a conforme o seu ramo de atuação. Em seguida, aproveite o alcance gerado por posts impulsionados e campanhas pagas, segmentando por localidade e faixa etária.

Instagram

Incorporado ao Facebook, o Instagram é a rede social na qual imagens e vídeos curtos funcionam como fator de atração. Enquanto fotos ou ilustrações devem ser publicadas em formato mais próximo do quadrado, os vídeos não podem ultrapassar um minuto de duração.

Desta forma, você pode se fazer notar com mais assertividade, ou seja, fica mais fácil dar o recado, desde que seus materiais sejam visualmente atraentes. Para completar, não deixe de usar as 30 hashtags a que cada post tem direito, já que elas funcionam como palavras-chave que levam pessoas interessadas aos seus conteúdos.

Linkedin

Não se engane com o Linkedin e a sua aparência menos “festiva”. Essa é a rede social mais longeva ainda em atividade, e não dá sinais de que tão cedo vá se esgotar. Fundada em 2002, testemunhou o nascimento e o fim do Orkut e do Google +, além da ascensão e queda do MSN Messenger.

Mas qual é a grande diferença do Linkedin?

Certamente está na sua proposta, até agora bem-sucedida, de funcionar como uma comunidade de profissionais. Não por acaso, o Linkedin é indicado para empresas que vendem para outras empresas, o conhecido segmento B2B.

Freelancers

Como você acaba de ver, são muitas as possibilidades a serem exploradas nas plataformas digitais baseadas no Google e nas redes sociais. Mas se tudo isso parece demais para você e as agências digitais estão fora de questão, os profissionais freelancers são a melhor alternativa.

Em sites como 99Freelas e Workana, por exemplo, você pode fazer uma proposta e receber ofertas de profissionais interessados. Para isso, é muito importante que a descrição da sua proposta seja rica em detalhes e apresente um orçamento claro para o projeto.

Como vantagem, sua empresa terá o maior controle das ações. Além disso, os valores que os freelancers certamente vão cobrar são menores. Isso se comparados com as agências ou se sua empresa contasse com equipe própria.

Portais de notícia

Há, ainda, uma outra maneira de fazer com que suas estratégias e ações de marketing digital rendam excelentes resultados, por meio da publicação de conteúdo patrocinado. Essas publicações, por sua vez, resultam da parceria com portais de notícia com credibilidade e experiência de sobra na produção de conteúdo.

A propósito, não é apenas pelo conteúdo do tipo noticioso que sua empresa pode se tornar visível nesse tipo de mídia. Anúncios digitais em espaços estratégicos, ações em parceria em datas festivas como o carnaval de Recife e muitas outras opções entram na lista.

A grande sacada dos portais de notícia, como a Folha PE, é que eles funcionam como um atalho para sua empresa conquistar credibilidade e relevância. Seria mais ou menos como condensar a publicação de anos de conteúdo voltados a atrair clientes e ganhar autoridade.

Nesse canal, a reputação que já vem de anos de serviços prestados é emprestada para sua marca instantaneamente. Dessa forma, você ganha tempo e otimiza seus investimentos.

Se comparado com as agências digitais, os portais representam um meio mais rápido para aumentar o número de acessos em seus sites e redes sociais. Afinal, só a FolhaPE, por exemplo, conta com milhões de acessos únicos por mês. Não parece uma boa escolha?

Seja qual for a sua decisão, converse com os nossos especialistas. Fale conosco e saiba de que forma vamos alavancar sua audiência!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up