7 tendências de marketing digital para 2019 - Anuncie com a FolhaPE ADS - Blog e Serviços
Blog, Destaque da Semana

7 tendências de marketing digital para 2019

dezembro 20, 2018
Tempo de leitura 6 min

Tecnologias, ferramentas, conectividade: a cada dia, o ambiente online é influenciado pelo desenvolvimento da ciência e o surgimento de novas práticas na área de comunicação. Dessa forma, quem trabalha no setor precisa estar em constante atualização a fim de promover as melhores estratégias para conquistar e fidelizar consumidores. O que esperar, então, para o ano de 2019? As tendências de marketing digital apontam para a interação cada vez mais dinâmica entre cliente e marca.

Neste post, vamos apontar 7 assuntos na área de comunicação na Web que você precisa ficar atento para o ano de 2019. Vamos lá? Boa leitura!

1. Integração das redes sociais

Integração é uma das palavras-chave entre as tendências de marketing digital para 2019. Esse conceito já vem sendo amplamente utilizado por sites e aplicativos que precisam cadastrar seus usuários, por exemplo.

Em vez de exigir que a pessoa preencher formulários intermináveis — com altíssima possibilidade de abandono no meio do processo —, as empresas permitem a inscrição a partir dos dados que constam em redes sociais, como o Facebook, o Google e o LinkedIn.

Nesse sentido, é provável que a integração entre mídias se intensifique, com as empresas investido em outras maneiras de intensificá-las a fim de melhorar a experiência de seus consumidores.

2. Realidade aumentada

As pesquisas para criar dispositivos aptos a reproduzir a tecnologia de realidade virtual e aumentada seguem intensas. O objetivo é aumentar a interatividade do usuário com o conteúdo reproduzido.

A ideia central dessa tendência é potencializar a experiência do público. Nesse sentido, analistas indicam, por exemplo, que uma loja de roupas poderá oferecer a seus consumidores a oportunidade de provar peças de “roupas virtuais”, sem a necessidade de estar presente na loja física.

O mesmo vale para vitrines de estabelecimentos comerciais: objetos em realidade aumentada podem ser utilizados para chamar a atenção do público e seduzi-lo a entrar no local.

Vale destacar que essa tendência já figurava nas listas de 2018. Portanto, o alcance dela está sujeito aos avanços que serão conquistados pelos fabricantes nos próximos meses.

3. Inteligência artificial

A inteligência virtual tem demonstrado sua utilidade em diferentes campos do marketing e, por isso, segue como forte tendência para 2019. Atualmente, o atendimento por chat bots (robôs que promovem assistência ao público através da ferramenta de bate-papo) já é realidade.

O mesmo vale para a automação de processos: softwares inteligentes desenvolvem o fluxo de trabalho, liberando, assim, a mão de obra para tarefas mais estratégicas.

Sistemas de Business Intelligence já são capazes de, a partir da ampla análise de informações colhidas de interações com clientes, aprender com comportamentos e rotinas e sugerir melhorias com objetivo de aprimorar processos e reduzir custos.

4. Produção de audiovisual

O consumo de vídeos através da Internet e das redes sociais deve se intensificar e, por isso, é uma forte tendência de marketing digital.

O desenvolvimento de ferramentas de captação de imagens e sons e de edição do material gravado democratizou o uso e baixou os custos de produção audiovisual. Na outra ponta, a adaptação de redes sociais como o Facebook e o Instagram para reprodução de vídeos criou uma grande demanda para consumir esse formato de mídia.

É necessário, no entanto, estar atento ao que é veiculado. Com mais marcas aderindo a essa categoria de produção, disputar a atenção do público se torna um desafio. Relevância, então, é a palavra de ordem ao desenvolver o conteúdo.

5. Pesquisa de voz

Pesquisas apontam que o uso da voz para buscas na Internet vem aumentando a cada ano. Essa tendência pode indicar, portanto, uma mudança nas estratégias de Search Engine Optimization (SEO).

Hoje, o SEO é feito para termos escritos, cujo desenvolvimento é mais formal. A linguagem falada, no entanto, é mais natural e, portanto, aceita informalidades.

Ainda é incerto de que forma e com qual intensidade essa influência vai impactar no conteúdo e no ranqueamento produzido pelos buscadores. Por isso, é bom ficar de olho nessa tendência de marketing digital.

6. Live Streaming

As transmissões de vídeos foram alçadas a um patamar mais alto com a ferramenta de Live Streaming. Permitida em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, além de plataformas como o YouTube, a produção ao vivo possibilita o envio de conteúdo inédito e exclusivo para quem acompanha a sua marca.

 

O potencial da ferramenta é enorme: muito além das grandes produções audiovisuais, o live streaming permite a interação em tempo real com os consumidores.

 

De promoções-relâmpago a programas periódicos, o modelo aceita também diferentes formatos. É possível fazer transmissões simples, apenas com um smartphone, até investir em produções mais robustas, com o uso de mais de uma câmera e iluminação especial.

7. Criatividade

Como você pôde observar, as outras seis tendências de marketing digital estão relacionadas basicamente ao desenvolvimento tecnológico. A sétima, no entanto, está relacionada ao modo com que as empresas transformarão essas ferramentas em valor para os seus públicos.

Nesse sentido, é preciso conhecer o consumidor a fim de importá-lo no momento certo e com o conteúdo adequado. Segmentação, relevância e originalidade são fundamentais para esse processo ter resultados positivos para a marca. A criatividade, assim, se torna vital para fazer a empresa se destacar em meio a concorrência.

As tendências de marketing digital para 2019 indicam, portanto, a consolidação de algumas práticas já utilizadas em 2018. Integração de redes sociais, produção audiovisual e transmissões por live streaming, amplamente utilizadas neste ano, devem continuar com força total.

Em outra ponta, desenvolvedores e fabricantes vão continuar investindo no aprimoramento de ferramentas como Inteligência Artificial, realidade aumentada e pesquisa de voz. O objetivo é criar formatos de interação com o público e aproximar as marcas de seus clientes.

Por fim, a criatividade é o ingrediente principal para construir valor por meio dessas ferramentas. É preciso produzir conteúdo de relevância, segmentado para a audiência que você deseja atingir e que capture a atenção do público. Fugir do lugar-comum nunca foi uma necessidade tão grande para driblar a concorrência e se destacar no mercado.

Gostou do conteúdo? Quer mais conteúdo sobre marketing digital? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog diretamente em sua caixa de entrada.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up